FANDOM

Predefinição:Ver desambig Os antigos Predefinição:PBPE eram um grupo étnico grego que vivia na Macedónia Antiga e das regiões adjacentes. Historicamente habitavam as planícies aluviais em torno dos rios Haliácmon e Áxio, ao norte do monte Olimpo.[1]

A língua falada pelos antigos macedônios é, atualmente, motivo de disputa entre os historiadores gregos modernos e os da Antiga República Iugoslava da Macedônia (sic), os gregos defendendo que a Macedônia é grega há, pelo menos, 3.000 anos, e os macedônios defendendo que eles falavam uma língua eslava. As evidências, porém, indicam que é pouco provável que sua língua fosse eslava, mas também sugerem um dialeto próprio, com palavras de origem não-grega e com uma pronúncia diferente.[2]

Ainda há intenso debate sobre a origem do povo, se tinham origem grega ou foram helenizados posteriormente. A família real macedônia, conhecida como a dinastia argéada, alegava descender de gregos da pólis de Argos,[3][4][5][6] e os macedônios, desde seu rei Alexandre, que viveu na época das Guerras Médicas, eram admitidos nos Jogos Olímpicos antigos, um evento esportivo onde apenas povos de origem grega podiam participar.[7][8]

Predefinição:Referências

Predefinição:Esboço-históriaan:Macedons bg:Македони ca:Macedonis de:Antike Makedonen el:Μακεδόνες en:Ancient Macedonians es:Antiguos macedonios fa:مقدونیان باستان hu:Makedónok it:Macedoni lt:Antikiniai makedonai mk:Антички Македонци mwl:Antigos macedónios nl:Macedoniërs (oudheid) sk:Macedónci (staroveký národ) sr:Антички Македонци tr:Antik Makedonlar

Também no FANDOM

Wiki aleatória