FANDOM

Predefinição:Expandir Predefinição:Sem-notas

Arquivo:GD-EG-Alex-Théatre031.JPG

Arqueologia (do grego, « arqué », antigo, e « logos », discurso depois estudo, ciência) é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitectónicas). Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente.

A maioria dos primeiros arqueólogos, que aplicaram sua disciplina aos estudos das antiguidades, definiram a arqueologia como o estudo sistemático dos restos materiais da vida humana já desaparecida. Outros arqueólogos enfatizaram aspectos psicológico-comportamentais e definiram a arqueologia como a reconstrução da vida dos povos antigos.

Em alguns países a arqueologia é considerada como uma disciplina pertencente à antropologia; enquanto esta se centra no estudo das culturas humanas, a arqueologia dedica-se ao estudo das manifestações materiais destas. Deste modo, enquanto as antigas gerações de arqueólogos estudavam um antigo instrumento de cerâmica como um elemento cronológico que ajudaria a pôr uma data à cultura que era objeto de estudo, ou simplesmente como um objeto com um verdadeiro valor estético, os antropólogos veriam o mesmo objeto como um instrumento que lhes serviria para compreender o pensamento, os valores e a própria sociedade a que pertenceram.

Investigação arqueológica Editar

A investigação arqueológica relaciona-se fundamentalmente à pré-história e às civilizações da antiguidade; no entanto, ao longo do último século, a metodologia arqueológica aplicou-se a etapas mais recentes, como a Idade Média ou o período industrial. Na atualidade, os arqueólogos dedicam-se cada vez mais a fases tardias da evolução humana, como a arqueologia industrial.

A investigação arqueológica necessita do auxílio de vários outros ramos científicos (ciências naturais e sociais), assim como é importante adquirir o conhecimento empírico da população que nos rodeia, pois a fonte oral é muitas vezes o ponto de início para o desenvolvimento de algum estudo. Costuma-se dizer que "cada velho que morre é uma biblioteca que arde", pois é informação que se perde.

Uma investigação arqueológica começa pela investigação bibliográfica ou, em alguns casos, pela prospecção, que faz parte do levantamento arqueológico. Há uma grande diferença entre prospecção e sondagem, a primeira é para o levantamento e a segunda é o que dá inicio a escavação propriamente dita.

No levantamento, é sempre importante se observar as especificidades de um local: a abrupta mudança de coloração do solo (camadas estratigráficas), a presença de plantas não nativas, a presença de animais e outros aspetos.

Apesar de toda a dedicação, a arqueologia é amostral, porque trabalha com vestígios e não com a totalidade da história do local.

A Arqueologia passou a ser vista com interesse e se tornou uma ciência popular graças a propaganda feita pela saga Indiana Jones onde o herói vivido por Harrison Ford era um professor de Arqueologia e a associação da ciência e o gosto de aventuras glamourizada pelo personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas é imediata.

Panorama português Editar

Arquivo:Arqueologia.JPG

A arqueologia tem sido praticada em Portugal desde há dois séculos, sendo então essencialmente um hobby de militares ou pessoas com algumas posses e conhecimentos históricos.

A questão das gravuras do Vale do Côa, em 1996, veio abrir as portas a uma maior difusão da profissão de arqueólogo e deu um impulso importante ao reconhecimento da arqueologia em Portugal, com a criação do IPA e da APA e com a aprovação de legislação específica para a área, sendo criados novos cursos universitários de arqueologia, como o curso da Universidade do Minho ou o da Universidade do Porto (uma vez que antigamente eram cursos não autónomos, dependentes dos cursos de História).

Alguns arqueólogos, como Martins Sarmento, no século XIX, ou Cláudio Torres, na atualidade, são figuras reconhecidas no meio cultural português.

Cursos de graduação em Arqueologia (Portugal e Brasil) Editar

Públicas de Portugal

Públicas do Brasil

Região Nordeste

Região Norte

Região Sul

Privadas do Brasil

Região Centro-Oeste

Predefinição:Ver também Editar

Predefinição:Ligações externas Editar

Predefinição:CommonscatPredefinição:Link FA

af:Argeologie als:Archäologie am:ሥነ ቅርስ an:Arqueolochía ar:علم الآثار ast:Arqueoloxía az:Arxeologiya bar:Archäologie bat-smg:Arkeuoluogėjė be:Археалогія be-x-old:Археалёгія bg:Археология bn:প্রত্নতত্ত্ব br:Arkeologiezh bs:Arheologija ca:Arqueologia ceb:Arkeyolohiya ckb:دێرین ناسی co:Archiulugia cs:Archeologie csb:Archeòlogijô cy:Archaeoleg da:Arkæologi de:Archäologie el:Αρχαιολογία eml:Archeologî en:Archaeology eo:Arkeologio es:Arqueología et:Arheoloogia eu:Arkeologia ext:Arqueologia fa:باستان‌شناسی fi:Arkeologia fiu-vro:Arkeoloogia fr:Archéologie fur:Archeologjie fy:Argeology ga:Seandálaíocht gd:Àrsaidheachd gl:Arqueoloxía gv:Shenndaaleeaght hak:Kháu-kú-ho̍k he:ארכאולוגיה hi:पुरातत्वशास्त्र hr:Arheologija ht:Akeyoloji hu:Régészet hy:Հնագիտություն ia:Archeologia id:Arkeologi ie:Archeologia io:Arkeologio is:Fornleifafræði it:Archeologia ja:考古学 jv:Arkéologi ka:არქეოლოგია kk:Археология kl:Ittarnisarsiorneq kn:ಪುರಾತತ್ತ್ವ ಶಾಸ್ತ್ರ ko:고고학 ku:Arkeolojî ky:Археология la:Archaeologia lad:Arkeolojiya lb:Archeologie li:Archeologie lij:Archeòlogia lo:ບູຮານວິທະຍາ lt:Archeologija lv:Arheoloģija mk:Археологија ml:പുരാവസ്തുശാസ്ത്രം mr:पुरातत्त्वशास्त्र ms:Arkeologi mwl:Arqueologie my:ရှေးဟောင်းသုတေသနပညာ nap:Archeologgia nds:Archäologie nds-nl:Ooldheaidkeunde ne:पुरातत्त्वशास्त्र nl:Archeologie nn:Arkeologi no:Arkeologi nrm:Archéologie oc:Arqueologia pl:Archeologia ps:لرغونپوهنه ro:Arheologie ru:Археология rue:Археолоґія sa:पुरातत्त्व sah:Археология sc:Archeologia scn:Archioluggìa sco:Airchaeology sh:Arheologija si:පුරා විද්‍යාව simple:Archaeology sk:Archeológia sl:Arheologija sq:Arkeologjia sr:Археологија su:Arkéologi sv:Arkeologi sw:Akiolojia ta:தொல்பொருளியல் te:పురావస్తు శాస్త్రం tet:Akarolojia tg:Бостоншиносӣ th:โบราณคดี tk:Arheologiýa tl:Arkeolohiya tpi:Akiolosi tr:Arkeoloji uk:Археологія ur:علم الآثار uz:Arxeologiya vec:Archiołogia vi:Khảo cổ học vo:Vönotav wa:Arkeyolodjeye war:Arkeyolohiya yi:ארכעאלאגיע yo:Ọ̀rọ̀ayéijọ́un zea:Archeolohie zh:考古学 zh-yue:考古

Também no FANDOM

Wiki aleatória