FANDOM

Predefinição:Portal-filosofia

Arquivo:AverroesColor.jpg

Abu al-Walid Muhammad ibn Ahmad ibn Muhammad ibn Rushd, em árabe أبو الوليد محمد بن احمد بن محمد بن احمد بن احمد بن رشد, (Córdoba, 1126Marraquexe, 1198) foi um filósofo, médico e polímata muçulmano andaluz conhecido pelo nome de Averróis, distorção latina do antropônimo árabe.

Membro de uma família de juristas, estudou Medicina e Filosofia. É um dos maiores conhecedores e comentaristas de Aristóteles. Aliás, o próprio Aristóteles foi redescoberto na Europa graças aos árabes, e os comentários de Averróis muito contribuíram para a recepção do pensamento aristotélico. Averróis também se ocupou com astronomia e direito canônico muçulmano.

Sua filosofia é um misto de aristotelismo com algumas nuanças platônicas. A influência aristotélica se revela em sua ideia da existência do mundo de modo independente de Deus (ambos são co-eternos) e de que também não existe providência divina. Já seu platonismo aparece em sua concepção de que a inteligência, fora dos seres, existe como unidade impessoal.

No âmbito religioso, sua interpretação do corão propõe que há verdades óbvias para o povo, místicas para o teólogo e científicas para o filósofo e estas podem estar em desacordo umas com as outras. Havendo o conflito, os textos devem ser interpretados alegoricamente. É daí que decorre a idéia que lhe é atribuída de que existem duas verdades, onde uma proposição pode ser teologicamente falsa e filosoficamente verdadeira e vice-versa.

Arquivo:Averroes closeup.jpg

Dentre suas várias obras, uma das mais célebres é a intitulada Destruição da destruição (em árabe Tahafut al-tahafut), também conhecida como Incoerência da incoerência, onde defende o neoplatonismo e o aristotelismo dos ataques de outro filósofo árabe: al-Ghazali, também conhecido como Algazali.

Seu pensamento provocou sérias discussões entre os cristãos latinos da Universidade de Paris. Como resultado, muitos aderiram à concepção de uma filosofia pura e independente da teologia cristã e formaram um grupo chamado de averroístas latinos.

Os averroístas aceitam, com Aristóteles, a concepção de Deus como motor imóvel que move eternamente um mundo eternamente existente não feito nem conhecido por ele. Esta tese da eternidade do mundo choca com as concepções cristãs. Postulam que a alma individual do homem é perecedora e corruptível; isto é, não é imortal. Finalmente, os averroístas defendem a teoria da dupla verdade: a teológica ou da fé e a filosófica ou da razão. Portanto, é verdade, de acordo com a fé, que a alma é imortal e o mundo é criado; mas também é verdade, de acordo com a razão, que a alma é corruptível e o mundo é eterno. Daqui se retirou, nos séculos XVIII e XIX, a defesa de uma total autonomia da razão perante a fé, que se opõe à tese agostiniana de que a verdade é única. As teses averroístas mais radicais foram condenadas pela Igreja Católica. Tomás de Aquino, tendo sido um seguidor de Averróis, opôs-se no entanto ao seu naturalismo exclusivamente racional. Ernest Renan, o célebre autor francês da Vida de Jesus, onde se nega toda e qualquer intervenção do sobrenatural, iniciou a sua carreira académica escrevendo sobre Averróis e o Averroísmo.

Pela qualidade e pela amplitude da sua actividade como comentarista de Aristóteles é conhecido como «o Comentador». Escreveu diversas obras polémicas e médicas, mas são os seus comentários os que exercem uma influência decisiva no Ocidente para a adopção do aristotelismo. Escreveu também um importante tratado médico (Generalidades).

Averróis teve o favor e a proteção dos califas da Espanha até que foi desterrado por al-Mansur, que considerou as opiniões do filósofo desrespeitosas e em desacordo com o Corão.

Obras principais Editar

  • Tahafut al-tahafut (تهافت التهافت, A incoerência do incoerente)
  • Kitab fasl al-maqal (Sobre a harmonía entre Religião e Filosofía)
  • Bidayat al-Mujtahid (Distinguido jurista)
  • Os Comentarios ao Corpus aristotelicum, que compreendem:
    • Comentários menores (Yawami) à Isagoge de Porfirio, ao Organon, a Retórica, Poética, Física, De Coelo et Mundo, De generatione et corruptione, Meteorológicos, De Anima, Metafísica, De partibus animalium, De generatione animalium e a Parva Naturalia, de Aristóteles.
    • Comentários medios (Taljisat) à Isagoge de Porfirio, ao Organon, à Retórica, Poética, Física, De Coelo et Mundo, De generatione et corruptione, Meteorológicos, De Anima, Metafísica e Ética nicomaquea, de Aristóteles.
    • Comentários maiores (Tafasir) aos Segundos Analíticos, a Física, De Coelo et Mundo, de Anima e Metafísica, de Aristóteles.

Predefinição:Ver também Editar

Predefinição:Ligações externas Editar

Predefinição:Commons Predefinição:Wikiquote

Predefinição:Filosofia da ciência Predefinição:Filosofia islâmica Predefinição:Filosofia medieval Predefinição:Lógica Predefinição:Medicina islâmica Predefinição:Portal-hist-cienar:ابن رشد arz:ابن رشد az:İbn Rüşd be:Авероэс bg:Авероес bn:ইবনে রুশদ bs:Ibn-Rušd ca:Averrois ckb:ئیبن ڕوشد cs:Averroes cy:Averroes da:Averröes de:Averroës el:Αβερρόης en:Averroes eo:Ibn-Ruŝd es:Averroes et:Ibn Rushd eu:Averroes ext:Averroes fa:ابن رشد fi:Averroës fr:Averroès fy:Averroes gl:Averroes he:אבן רושד hi:आवेरोस hr:Ibn Rušd hu:Averroës id:Ibnu Rusyd is:Averróes it:Averroè ja:イブン・ルシュド jv:Ibnu Rusyd ka:იბნ რუშდი kab:Averroès kk:Ибн Рушд ko:이븐 루시드 ku:Ibn Ruşd ky:Аверроэс la:Averroës lt:Averojus lv:Ibn Rušds mk:Авероес ml:ഇബ്നു റുഷ്ദ് ms:Abul Waleed Muhammad Ibn Rushd nl:Averroes no:Averroës oc:Averroès pl:Awerroes pms:Averoé pnb:ابن رشد ps:ابن رشد ro:Averroes roa-rup:Averroës ru:Ибн Рушд scn:Averroè sco:Averroes sh:Ibn Rušd simple:Averroes sk:Ibn Rušd sl:Ibn Rušd sq:Averroes sr:Ибн Рушд sv:Averroës ta:இப்னு றுஷ்து th:อิบนุ รุชด์ tl:Averroes tr:İbn Rüşd tt:Әбү Вәлид бине Рөшд uk:Аверроес ur:ابن رشد vi:Averroes war:Averroes yi:איבן ראשד zh:伊本·魯世德

Também no FANDOM

Wiki aleatória