FANDOM

Predefinição:Info/Biografia Predefinição:Portal-filosofia Confúcio (Predefinição:Zh, ou Predefinição:Zh), literalmente "Mestre Kong",[1] (tradicionalmente 28 de Setembro de 551 a.C. – 479 a.C.)[2] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, também os procedimentos correctos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam relevo na China sobre outras doutrinas, como o legalismo (Predefinição:Lang) e o taoismo (Predefinição:Lang) durante a Dinastia Han[3][4][5](206 a.C. – 220). OS pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucianismo (Predefinição:Lang).

Porque nenhum texto é demonstrável ser de autoria de Confúcio, e as ideias que mais chegadas lhe eram foram elaboradas em escritos acumulados durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos académicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio (Predefinição:Lang), uma colecção de aforismos, que foi compilada muitos anos após a sua morte. Por cerca de dois mil anos, pensou-se ter sido Confúcio o autor ou editor de todos os Cinco Clássicos (Predefinição:Lang)[6][7] como o Clássico dos Ritos (Predefinição:Lang) (editor), e Os Anais de Primavera e Outono (Predefinição:Lang) (autor).

Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.

Nascimento e juventudeEditar

Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius,[8] nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 552 a.C. (ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang).[9] Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha setenta anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de quinze anos chamada Yen Cheng Tsai, que diziam ser descendente de Po Chi'in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.

Dos onze filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos quinze anos, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos dezenove anos se casou com uma jovem chamada Chi-Kuan. Apesar de se divorciar alguns anos depois, Confúcio teve um filho, K'ung Li.

Arquivo:Confucius - Project Gutenberg eText 15250.jpg

ViagensEditar

Confúcio viajou por diversos destes reinos, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súditos, pondo em prática processos tão simples como a diminuição de contribuições e o abrandamento das penalidades. Embora tentasse ocupar um alto cargo administrativo que lhe permitisse desenvolver as suas ideias na prática, nunca o conseguiu, pois tais ideias eram consideradas muito perigosas pelos governantes. Aquilo que ele não pôde fazer pessoalmente acabaram fazendo-o alguns dos seus discípulos, que, graças à boa preparação por ele ministrada, se guindaram, dia após dia, aos cargos mais elevados. Já idoso, retirou-se para a sua terra natal, onde morreu com 72 anos.

Confúcio é biograficamente, segundo o historiador chinês Sima Qian (século II a.C.), uma representação típica do herói chinês. Ele era alto, forte, enxergava longe, tinha uma barriga cheia de Chi, usava longa barba, símbolo de sabedoria, mas se vestia bem e era simples. Era também de um comportamento exemplar, demonstrando sua doutrina nos seus atos. Pescava com anzol, dando opção aos peixes, e caçava com um arco pequeno, para que os animais pudessem fugir. Comia sem falar, era direto, franco, acreditava ser um representante do céu.

IdeiasEditar

A sua ideologia de organização da sociedade procurava também recuperar os valores antigos, perdidos pelos homens de sua época. No entanto, em sua busca pelo Tao, ele usava uma abordagem diferente da noção de desprendimento proposta pelos taoístas. A sua teoria baseava-se num critério mais realístico, onde a prática do comportamento ritual daria uma possibilidade real aos praticantes de sua doutrina de viverem em harmonia.

Confúcio não pregava a aceitação plena de um papel definido para os elementos da sociedade, mas sim que cada um cumprisse com seu dever de forma correta. Já o condicionamento dos hábitos serviria para temperar os espíritos e evitar os excessos. Logo, a sua doutrina apregoava a criação de uma sociedade capaz, culturalmente instruída e disposta ao bem estar comum. A sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:

Arquivo:Confuciustombqufu.jpg

Cada um desses princípios ligar-se-ia às características que para ele se encontravam ausentes ou decadentes na sociedade.

Confúcio não procurou uma distinção aprofundada sobre a natureza humana, mas parece ter acreditado sempre no valor da educação para a condicionar. Sua bibliografia consta de três livros básicos, sendo que os dois últimos são atribuídos aos seus discípulos:

Após sua morte, Confúcio recebeu o título de "Lorde Propagador da Cultura Sábio Supremo e Grande Realizador" (大成至聖文宣王), nome que se encontra registado em seu túmulo.

Discípulos e legadoEditar

Discípulos de Confúcio e seu único neto, Zisi, continuaram a sua escola filosófica após sua morte. Estes esforços espalharam os ideais de Confúcio para os estudantes que depois se tornaram funcionários em muitas das cortes reais chinesas, dando assim ao Confucionismo o primeiro teste em grande escala de seu dogma. Apesar de confiar fortemente no sistema ético-político de Confúcio, dois de seus mais famosos seguidores enfatizaram aspectos radicalmente diferentes de seus ensinamentos. Mêncio (século IV a.C.) articulou a bondade inata no ser humano como uma fonte das intuições éticas que guiam as pessoas para rén, , e , enquanto Xun Zi (século III d.C.) ressaltou os aspectos realista e materialista do pensamento de Confúcio, salientando que a moralidade foi incutida na sociedade através da tradição e nos indivíduos, através da formação.

Este realinhamento no pensamento de Confúcio foi paralelo ao desenvolvimento de Legalismo, que viu a piedade filial como auto-interesse e não como um instrumento útil para um governante criar um Estado eficiente. A divergência entre estas duas filosofias políticas veio à tona em 223 a.C., quando o estado de Qin conquistou toda a China. Li Ssu, o primeiro-ministro da Dinastia Qin convenceu Qin Shi Huang a abandonar as recomendações confucionistas de distribuir feudos a parentes, voltando ao sistema anterior da Dinastia Zhou, que ele via como contrário à ideia legalista de centralização do Estado em torno do governante. Quando os conselheiros de Confúcio defenderam sua posição, Li Ssu executou muitos estudiosos confucionistas e seus livros foram queimados, o que foi considerado um duro golpe para a filosofia e a sabedoria chinesas.

Predefinição:Referências

Referências bibliográficasEditar

  • Avril Price-Budgen, Martin Folly, People in History, Mitchel Beazley Publishers, 1988 - Dispositivo legal - 27 543/89
  • Roberts, John A. G., History of China (título original), Palgrave MacMillan, 1999 (primeira edição), 2006 (segunda edição), ISBN 978-989-8285-39-3, págs - 46-51

Predefinição:Ver tambémEditar

Predefinição:Wikiquote

Predefinição:Ligações externasEditar

Predefinição:Wikisource Predefinição:CommonscatPredefinição:Link FA Predefinição:Link FA

af:Konfusius als:Konfuzius am:ኮንግ-ፉጸ an:Confucio ang:Confucius ar:كونفوشيوس arc:ܩܘܢܦܘܫܝܘܣ arz:كونفوشيوس ast:Confucio ay:Confucius az:Kon Fu Dzı ba:Конфуций bar:Konfuzius bat-smg:Konfucėjos bcl:Confucius be:Канфуцый be-x-old:Канфуцый bg:Конфуций bi:Confucius bm:Confucius bn:কনফুসিয়াস bo:ཁུང་ཙི། br:Konfusius bs:Konfučije ca:Confuci cbk-zam:Confucius cdo:Kūng-cṳ̄ ce:Конфуци ceb:Confucio ckb:کۆنفووشیوس co:Confuciu cr:ᑯᓐᕗᓯ cs:Konfucius cv:Конфуци cy:Conffiwsiws da:Konfutse de:Konfuzius diq:Konfuçius dsb:Konfucius dv:ކޮންފޫޝާ el:Κομφούκιος en:Confucius eo:Konfuceo es:Confucio et:Kong Fuzi eu:Konfuzio ext:Confúciu fa:کنفوسیوس fi:Kungfutse fiu-vro:Kong Fuzi fj:Confucius fo:Konfusius fr:Confucius frp:Confucius fy:Konfusius ga:Confúicias gan:孔子 gd:Confucius gl:Confucio gn:Konfúsio gu:કન્ફ્યુશિયસ ha:Confucius hak:Khûng-chṳ́ he:קונפוציוס hi:कन्फ्यूशियस hif:Confucius hr:Konfucije hsb:Konfucius ht:Confucius hu:Konfuciusz hy:Կոնֆուցիոս ia:Confucio id:Kong Hu Cu (filsuf) ie:Konfuzius ig:Konfúkius ilo:Confucius io:Kong Zi is:Konfúsíus it:Confucio iu:Kunpusiusi ja:孔子 jbo:kongzi jv:Kong Hu Cu ka:კონფუცი kaa:Konfutsiy kab:Confucius kk:Құң-зы kl:Konfusiusi km:ខុង ជឺ ko:공자 ku:Konfusyus kw:Confucius ky:Конфуций la:Confucius lad:Konfusio lb:Konfuzius li:Confucius lij:Confucio lo:ຂົງຈື້ lt:Konfucijus lv:Konfūcijs map-bms:Konfusius mg:Confucius min:Konfusius mk:Конфучиј ml:കൺഫ്യൂഷ്യസ് mn:Күнз mr:कन्फ्यूशियस ms:Confucius mt:Konfuċju my:ကွန်ဖြူးရှပ် mzn:کونفوسیوس nap:Confucio nds:Konfuzius nds-nl:Konfusius ne:कन्फुसियस nl:Confucius nn:Konfutse no:Konfucius nov:Kongzi nrm:Confucius oc:Confuci os:Конфуций pa:ਕਨਫ਼ੂਸ਼ੀਅਸ pag:K'ung-Tzu pam:Confucius pdc:Konfyuschus pi:कोन्ग् चि pih:Konfucii pl:Konfucjusz pms:Confucio pnb:کنفیوشس pnt:Κομφούκιον ps:كنفيوشيوس qu:Khunfuqi rm:Confucius rmy:Confucius ro:Confucius roa-rup:Confutsiu ru:Конфуций rue:Конфуцій sah:Конфуций sc:Confuciu scn:Cunfuciu sco:Confucius sg:Confucius sh:Konfucije si:කොංෆූසි simple:Confucius sk:Konfucius sl:Konfucij sm:Konefasia so:Confucius sq:Konfuci sr:Конфучије st:Konfuzius stq:Confucius su:Kong Hu Cu sv:Konfucius sw:Konfusio szl:Kůnfucyjus ta:கன்பூசியஸ் te:కన్ఫ్యూషియస్ tg:Конфусиус th:ขงจื๊อ tk:Konfusiý tl:Confucius tpi:Kongzi tr:Konfüçyüs tt:Конфуций ty:Confucius ug:كۇڭزى uk:Конфуцій ur:کنفیوشس uz:Konfutsiy vec:Confucio vi:Khổng Tử vls:Confucius wa:Confuciusse war:Confucius wuu:孔子 xal:Конфуций xh:Confucius yi:קאנפוציוס yo:Kọnfukiọsi za:Gungjswj zea:Confucius zh:孔子 zh-classical:孔子 zh-min-nan:Khóng-chú zh-yue:孔子

Também no FANDOM

Wiki aleatória