FANDOM

Predefinição:Mais notas Predefinição:Info/Cientista David Hilbert (Königsberg, Predefinição:DtlinkGöttingen, Predefinição:Dtlink) foi um matemático alemão.

David Hilbert é um dos mais notáveis matemáticos, e os tópicos de suas pesquisas são fundamentais em diversos ramos da matemática atual.

David Hilbert nasceu em Königsberg, atualmente Kaliningrado, onde estudou na Universidade de Königsberg. Em 1895 foi nomeado para Göttingen, onde ele ensinou até se aposentar, em 1930. Está sepultado no Stadtfriedhof de Göttingen.

Hilbert é freqüentemente considerado como um dos maiores matemáticos do século XX, no mesmo nível de Henri Poincaré. Devemos a ele principalmente a lista de 23 problemas, alguns dos quais não foram resolvidos até hoje, apresentada em 1900 no Congresso Internacional de Matemáticos em Paris.

Suas contribuições à matemática são diversas:

Axiomatização da geometriaEditar

Predefinição:Main

O livro Grundlagen der Geometrie (Fundamentos da Geometria) foi publicado inicialmente em 1899, com modificações e acréscimos em diversas edições posteriores. Nesse livro Hilbert apresenta um novo conjunto de axiomas para a geometria, muito maior que o sistema original de Euclides, sistematizando desenvolvimentos realizados no século XIX e apresentando o sistema com superior rigor formal. Além do desenvolvimenteo geométrico, os Fundamentos de Geometria apresentam demonstrações de independência e consistência relativa de alguns dos axiomas, o que constitui um desenvolvimento meta-teórico.

Período nazistaEditar

Hilbert vivenciou o fim da dinastia matemática da Universidade de Göttingen, a partir de 1933, quando Adolf Hitler assumiu o poder na Alemanha, tendo então os nazistas afastado a maior parte dos membros da faculdade.

Cerca de um ano após este desastre, Hilbert frequentou um banquete e sentou-se ao lado do novo ministro da educação nazista, Bernhard Rust. Rust perguntou, "É mesmo verdade, professor, que o seu instituto sofreu muito com a partida dos judeus e dos seus amigos?" Hilbert respondeu, "Sofreu? Não, Herr Minister, não sofreu. Ele simplesmente deixou de existir."

Quando Hilbert faleceu em 1943, os nazistas tinham praticamente acabado com a universidade, uma vez que muitos de seus membros eram judeus, ou casados com judeus. Seu funeral foi presenciado por menos de uma dúzia de pessoas, das quais apenas duas eram colegas da universidade.

A curva de HilbertEditar

Arquivo:Hilbert curve.gif

A curva de Hilbert é uma curva fractal contínua que foi descrita pela primeira vez por David Hilbert em 1891.

Frase célebreEditar

Ignoramus et ignorabimus é uma expressão em latim que significa ignoramos e ignoraremos, que exprime o pessimismo acerca dos limites do conhecimento científico, por altura do século XIX. O fisiologista alemão Emil du Bois-Reymond exprimiu esta frase na sua obra Über die Grenzen des Naturerkennens de 1872.

Em resposta a esta famosa expressão frisando limitações no campo do saber e em defesa de um maior otimismo na área das pesquisas científicas Hilbert dirigiu as seguintes notórias linhas aos membros da Sociedade de Cientistas e Médicos da Alemanha no seu discurso de aposentadoria no outono europeu de 1930:

Wir müssen wissen. Wir werden wissen. (Nós precisamos saber, e nós iremos saber).

O epitáfio em sua lápide em Göttingen contém seu nome e, logo abaixo, estas mesmas palavras.

Arquivo:HilbertGrab.jpg

Ver tambémEditar

Predefinição:Referências

Ligações externasEditar

Predefinição:Correlatos

Predefinição:Lógica

Predefinição:Esboço-matemáticoPredefinição:Bom interwiki

ar:ديفيد هيلبرت az:David Hilbert be:Давід Гільберт be-x-old:Давід Гільбэрт bg:Давид Хилберт bn:ডাভিড হিলবের্ট bs:David Hilbert ca:David Hilbert cs:David Hilbert da:David Hilbert de:David Hilbert el:Ντάβιντ Χίλμπερτ en:David Hilbert eo:David Hilbert es:David Hilbert et:David Hilbert eu:David Hilbert fa:داوید هیلبرت fi:David Hilbert fo:David Hilbert fr:David Hilbert fy:David Hilbert gan:侯勃 he:דויד הילברט hi:डेविड हिल्बर्ट hr:David Hilbert ht:David Hilbert hu:David Hilbert hy:Դավիդ Հիլբերտ id:David Hilbert ie:David Hilbert is:David Hilbert it:David Hilbert ja:ダフィット・ヒルベルト jv:David Hilbert ka:დავიდ ჰილბერტი ko:다비드 힐베르트 la:David Hilbert lb:David Hilbert lt:David Hilbert lv:Dāvids Hilberts mwl:David Hilbert nl:David Hilbert nn:David Hilbert no:David Hilbert pl:David Hilbert pms:David Hilbert ro:David Hilbert ru:Гильберт, Давид sa:डेविड हिल्बर्ट sco:David Hilbert sh:David Hilbert simple:David Hilbert sk:David Hilbert sl:David Hilbert sq:David Hilbert sr:Давид Хилберт sv:David Hilbert ta:டேவிடு இல்பேர்ட்டு th:ดาฟิด ฮิลแบร์ท tl:David Hilbert tr:David Hilbert uk:Давид Гільберт ur:ڈیوڈ ھلبرٹ vi:David Hilbert war:David Hilbert yo:David Hilbert zh:大卫·希尔伯特 zh-classical:希爾伯特 zh-min-nan:David Hilbert

Também no FANDOM

Wiki aleatória