FANDOM

Predefinição:Sem-fontes Predefinição:Ver desambig

Arquivo:Diophantus-cover-Fermat.jpg

Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Na história da ludição, este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 ac) tem na Geometria e Ptolomeu (85-165) na Astronomia. Nasceu dia 22 de setembro de 250 a.C. Morreu 84 anos depois. No entanto, através da leitura dos seus escritos, nos quais cita Hipsicles (240-170 a.C.), e também por uma passagem de Théon de Alexandria (335-395), que cita Diofanto como um clássico, é possível marcar limites temporais que permitem situar a vida deste autor entre o século II a.C. e o princípio do século IV da nossa era. De acordo com P. Tannery, deve-se considerar Diofanto como contemporâneo de Papus (290-350) e pertencendo à segunda metade do século III. Por outro lado, atendendo a que na parte da aritmética da mutilada obra de Papus não é mencionado o nome de Diofanto, sendo no entanto citados, não só diversos outros geómetras da época, mas também quase todos os matemáticos do seu tempo Héron (10-75), Nicómaco (60-120), Théon e Ptolomeu, Diofanto possa ser um pouco posterior a Papus.

Entre vários livros que escreveu, o mais importante destes é "Aritmética". Neste introduz uma notação simbólica com símbolos diferentes para o quadrado de uma incógnita, para o cubo e assim sucessivamente.

Escreveu também sobre as soluções de certa de inequações: para que uma equação tenha solução primeiro precisamos saber a qual sistema numérico as soluções pertencem, isto é, se as solução pertencem ao números naturais, inteiros, reais ou outros. Certas equações cujas soluções são números inteiros ou racionais são chamadas de Equações Diofantinas.

Em sua tumba estava escrito o seguinte enigma (aparentemente criado por um amigo, Metrodorus):"Aqui jaz o matemático que passou um sexto da sua vida como menino. Um dozeavo da sua vida passou como rapaz. Depois viveu um sétimo da sua vida antes de se casar. Cinco anos após nasceu seu filho, com quem conviveu metade da sua vida. Depois da morte de seu filho, sofreu mais 4 anos antes de morrer". De acordo com esse enigma, Diofanto teria 84 anos.

Predefinição:Esboço-biografiaar:ديوفانتوس الاسكندري bg:Диофант bs:Diofant ca:Diofant d'Alexandria cs:Diofantos da:Diofant de:Diophant von Alexandrien el:Διόφαντος en:Diophantus eo:Diofanto de Aleksandrio es:Diofanto de Alejandría et:Diophantos eu:Diofanto Alexandriakoa fa:دیوفانت fi:Diofantos fr:Diophante d'Alexandrie fy:Diofantus gl:Diofanto de Alexandría he:דיופנטוס hr:Diofant hu:Diophantosz ia:Diophanto de Alexandria io:Diofanto it:Diofanto di Alessandria ja:アレクサンドリアのディオファントス ko:디오판토스 mk:Диофант ml:ഡയോഫാന്റസ് mwl:Diofanto de Alexandrie nl:Diophantus nn:Diofantos frå Alexandria no:Diofant pl:Diofantos pms:Diofant ro:Diofant ru:Диофант Александрийский scn:Diofantu di Alessandria sh:Diofant sl:Diofant sr:Диофант sv:Diofantos tr:Diophantus uk:Діофант Александрійський vi:Diofantos zh:丢番图

Também no FANDOM

Wiki aleatória