FANDOM

Predefinição:Ver desambiguação Predefinição:Info/Cientista

Arquivo:Euklid2.jpg

Euclides de Alexandria (Predefinição:Lang-grc Eukleidēs; 360 a.C.295 a.C.) foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Ele era ativo em Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 a.C.). Sua obra Os Elementos é uma das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua publicação até o fim do século XIX ou início do século XX.[1][2][3] Nessa obra, os princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.

A geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas.

Euclides é a versão aportuguesada da palavra grega Εὐκλείδης, que significa "Boa Glória".

Vida Editar

Pouco se sabe sobre a vida de Euclides, pois há apenas poucas referências a ele. Na verdade, as referências fundamentais sobre Euclides foram escritas séculos depois que ele viveu, por Proclo e Pappus de Alexandria.[4] Proclo apresenta Euclides apenas brevemente no seu Comentário sobre os Elementos, escrito no século V, onde escreve que Euclides foi o autor de Os Elementos, que foi mencionado por Arquimedes e que, quando Ptolomeu I perguntou a Euclides se não havia caminho mais curto para a geometria que Os Elementos, ele respondeu: "não há estrada real para a geometria". Embora a suposta citação de Euclides por Arquimedes foi considerada uma interpolação por editores posteriores de suas obras, ainda se acredita que Euclides escreveu suas obras antes das de Arquimedes.[5][6] Além disso, a anedota sobre a "estrada real" é questionável, uma vez que é semelhante a uma história contada sobre Menecmo e Alexandre, o Grande.[7] Na outra única referência fundamental sobre Euclides, Pappus mencionou brevemente no século IV que Apolônio "passou muito tempo com os alunos de Euclides em Alexandria, e foi assim que ele adquiriu um hábito de pensamento tão científico".[8] Também se acredita que Euclides pode ter estudado na Academia de Platão, na Grécia.

A data e local de nascimento de Euclides e da data e as circunstâncias de sua morte são desconhecidas, e só aproximadamente estimada pela comparação com as figuras contemporâneas mencionadas nas referências. Nenhuma imagem ou descrição da aparência física de Euclides foi feita durante sua vida, em que foi vivida na antiguidade. Portanto, representação de Euclides em obras de arte é o produto da imaginação do artista.

Convidado por Ptolomeu I para compor o quadro de professores da recém fundada Academia, que tornaria Alexandria o centro do saber da época, tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com seu monumental Stoichia (Os elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os três últimos sobre geometria no espaço. Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmética, a álgebra e a geometria conhecidas até então no mundo grego, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipócrates e Eudóxio, e sistematizava todo o conhecimento geométrico dos antigos e intercalava os teoremas já conhecidos então com a demonstração de muitos outros, que completavam lacunas e davam coerência e encadeamento lógico ao sistema por ele criado. Após sua primeira edição foi copiado e recopiado inúmeras vezes e, vertido para o árabe (774), é considerado por muitos o mais influente texto científico de todos os tempos e um dos com maior número de publicações ao longo da história. Depois da queda do Império Romano, os seus livros foram recuperados para a sociedade européia pelos estudiosos muçulmanos da península Ibérica. Escreveu ainda Optica (295 a.C.), sobre a óptica da visão e sobre astrologia, astronomia, música e mecânica, além de outros livros sobre matemática. Entre eles citam-se Lugares de superfície, Pseudaria, Porismas e mais algumas outras.

Algumas das suas obras como Os elementos, Os dados, outro livro de texto, uma espécie de manual de tabelas de uso interno na Academia e complemento dos seis primeiros volumes de Os Elementos, Divisão de figuras, sobre a divisão geométrica de figuras planas, Os Fenômenos, sobre astronomia, e Óptica, sobre a visão, sobreviveram parcialmente e hoje são, depois de A Esfera de Autólico, os mais antigos tratados científicos gregos existentes. Pela sua maneira de expor nos escritos deduz-se que tenha sido um habilíssimo professor.

Os Elementos Editar

Arquivo:Oxyrhynchus papyrus with Euclid's Elements.jpg

Predefinição:Principal Embora muitos dos resultados em Os Elementos tiveram origem em matemáticos anteriores, uma das habilidades de Euclides foi apresentá-los em uma única estrutura logicamente coerente, tornando-a fácil de usar e de fácil referência, incluindo um sistema rigoroso de provas matemáticas que continua a ser a base da matemática 23 séculos mais tarde.[10]

Não há menção de Euclides nas primeiras cópias ainda remanescentes de Os Elementos, e a maioria das cópias dizem que são "a partir da edição de Theon" ou as "palestras de Theon",[11] enquanto o texto considerado primário, guardado pelo Vaticano, não menciona qualquer autor. A única referência que os historiadores se baseiam para Euclides ter escrito Os Elementos veio de Proclo, que brevemente em seu Comentário sobre Os Elementos atribui Euclides como o seu autor.

Predefinição:Referências

Referências bibliográficas Editar

Ver também Editar

Predefinição:Wikiquote

Predefinição:Matemática grega Predefinição:Escola de Alexandriaaf:Euklides als:Euklid am:ዩክሊድ an:Euclides ar:أقليدس arz:ايكليديس as:ইউক্লিড ast:Euclides az:Evklid ba:Евклид bat-smg:Euklėds be:Эўклід be-x-old:Эўклід bg:Евклид bn:ইউক্লিড bo:ཡོའུ་ཁེ་ལེ་ཏེ། br:Euklides bs:Euklid ca:Euclides ckb:ئیقلیدس cs:Eukleidés cv:Евклид cy:Euclid da:Euklid de:Euklid el:Ευκλείδης en:Euclid eo:Eŭklido es:Euclides et:Eukleides eu:Euklides ext:Uclidi fa:اقلیدس fi:Eukleides fiu-vro:Eukleides fr:Euclide fy:Euklides gan:歐几里得 gl:Euclides he:אוקלידס hi:यूक्लिड hif:Euclid hr:Euklid hu:Eukleidész (matematikus) hy:Էվկլիդես ia:Euclide id:Euklides ilo:Euklides io:Euklid is:Evklíð it:Euclide ja:エウクレイデス jbo:euklides jv:Euklides ka:ევკლიდე kaa:Evklid kk:Евклид ko:에우클레이데스 ksh:Euklid va Alexandria ky:Евклид la:Euclides lij:Euclide lmo:Euclide lt:Euklidas Aleksandrietis lv:Eiklīds mk:Евклид ml:യൂക്ലിഡ് mn:Евклид mr:युक्लीड ms:Euclid mt:Ewklide mwl:Ouclides my:ယူကလစ် nl:Euclides van Alexandrië nn:Eukleides no:Euklid oc:Euclides or:ୟୁକ୍ଲିଡ୍ pl:Euklides pms:Euclid pnb:اقلیدس ps:اقليدس ro:Euclid ru:Евклид rue:Евклід sah:Эклид scn:Euclidi sh:Euklid simple:Euclid sk:Eukleides z Alexandrie sl:Evklid sq:Euklidi sr:Еуклид sv:Euklides sw:Euklides ta:யூக்ளிடு te:యూక్లిడ్ tg:Эвклид th:ยุคลิด tl:Euclid tr:Öklid tt:Евклид uk:Евклід ur:اقلیدس vec:Euclide vep:Evklid vi:Euclid vo:Eukleides war:Eukleides xal:Эвклид yi:אוקלידוס yo:Euclid za:Euclid zh:欧几里得 zh-classical:歐几里得 zh-yue:歐幾里得

Também no FANDOM

Wiki aleatória