FANDOM

Predefinição:Sem notas Predefinição:Info/Cientista Gottfried Wilhelm von Leibniz (Leipzig, 1 de julho de 1646Hanôver, 14 de novembro de 1716) foi um filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão.

A ele é atribuída a criação do termo "função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Demonstrou genialidade também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, lógica, metafísica e filosofia.

Biografia Editar

O pai era professor de filosofia moral em Leipzig e morreu em 1652, quando Leibniz tinha apenas seis anos. Em 1663 ingressa na Universidade de Leipzig, como estudante de Direito. Em 1666 obtém o grau de doutor em direito, em Nuremberg, pelo ensaio prenunciando uma das mais importantes doutrinas da posterior filosofia. Nessa época afilia-se à Sociedade Rosacruz, da qual seria secretário durante dois anos.

Foi o primeiro a perceber que a anatomia da lógica - “as leis do pensamento”- é assunto de análise combinatória. Em 1666 escreveu De Arte Combinatória, no qual formulou um modelo que é o precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores.

Na visão que teve da existência de uma “característica universal”, Leibniz encontrava-se dois séculos à frente da época, no que concerne à matemática e à lógica.

Aos 22 anos, foi-lhe recusado o grau de doutor, alegando-se juventude. Tinha vinte e seis anos, quando passou a ter aulas com Christiaan Huygens, cujos melhores trabalhos tratam da teoria ondulatória da luz. A maior parte dos papéis em que rascunhava suas ideias, nunca revisando, muito menos publicando, encontra-se na Biblioteca Real de Hanôver aguardando o paciente trabalho de estudantes. Leibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações.

Em Londres, compareceu a encontros da Royal Society, em que exibiu a máquina de calcular, sendo eleito membro estrangeiro da Sociedade antes de sua volta a Paris em março de 1673. Em 1676, já tinha desenvolvido algumas fórmulas elementares do cálculo e tinha descoberto o teorema fundamental do cálculo, que só foi publicado em 11 de julho de 1677, onze anos depois da descoberta não publicada de Newton. No período entre 1677 e 1704, o cálculo leibniziano foi desenvolvido como instrumento de real força e fácil aplicabilidade no continente, enquanto na Inglaterra, devido à relutância de Newton em dividir as descobertas matemáticas, o cálculo continuava uma curiosidade relativamente não procurada.

Durante toda a vida, paralelamente à Matemática, Leibniz trabalhou para aristocratas, buscando nas genealogias provas legais do direito ao título, tendo passado os últimos quarenta anos trabalhando exclusivamente para a família Brunswick, chegando a confirmar para os empregadores o direito a metade de todos os tronos da Europa. As pesquisas levaram-no pela Alemanha, Áustria e Itália de 1687 a 1690. Em 1700, Leibniz organizou a Academia de Ciências da Prússia, da qual foi o primeiro presidente. Esta Academia permaneceu como uma das três ou quatro principais do mundo até que os nazistas a eliminaram.

Morreu solitário e esquecido. O funeral foi acompanhado pelo secretário, única testemunha dos últimos dias.

Encontra-se sepultado em Neustädter Hof- und Stadtkirche St. Johannis, Hanôver, Baixa Saxônia na Alemanha.[1]

Filósofo Editar

O pensamento filosófico de Leibniz parece fragmentado, porque seus escritos filosóficos consistem principalmente de uma infinidade de escritos curtos: artigos de periódicos, manuscritos publicados muito tempo depois de sua morte, e muitas cartas a muitos correspondentes. Ele escreveu apenas dois tratados filosóficos, dos quais apenas "Teodiceia" de 1710 foi publicado em sua vida.

Leibniz data o seu começo na historia da filosofia com seu "Discurso sobre metafísica", que ele compôs em 1686 como um comentário sobre uma contínua disputa entre Malebranche e Antoine Arnauld. Isto levou a uma extensa e valiosa correspondência com Arnauld;o Discurso sobre metafisica não foi publicado até o século 19. Em 1695, Leibniz fez sua entrada pública na filosofia europeia, com um artigo de jornal intitulado "Novo Sistema da Natureza e da comunicação das substâncias". Entre 1695 e 1705, compôs o seu "Novos ensaios sobre o entendimento humano", um longo comentário sobre John Locke em seu "Ensaios sobre o entendimento humano", mas ao saber da morte de Locke, 1704, perdeu o desejo de publicá-lo, Isto aconteceu até que os novos ensaios foram publicados em 1765. "A Monadologia", composta em 1714 e publicado postumamente, é constituída por 90 aforismos.

Leibniz conheceu Espinoza, em 1676, leu alguns de seus escritos inéditos, e desde então tem sido suspeito de apropriar-se de algumas das ideias de Espinosa. Embora Leibniz admirasse o poderoso intelecto de Espinosa, ele ficou francamente desanimado com as conclusões de Spinoza, especialmente por estas serem incompatíveis com a ortodoxia cristã.

Ao contrário de Descartes e Espinoza, Leibniz tinha uma formação universitária completa na área de filosofia. Sua carreira começou, ao longo de uma influência escolar e aristotélica traindo a forte influência de um de seus professores de Leipzig, Jakob Thomasius, que também supervisionou a sua tese de Licenciatura em Filosofia. Leibniz leu ansiosamente Francisco Suárez, jesuíta espanhol respeitado, mesmo em universidades Luteranas. Leibniz estava profundamente interessado em novos métodos e nas conclusões de Descartes, Huygens, Newton e Boyle, mas viu estes trabalhos através de uma lente fortemente matizada por noções escolásticas. No entanto, a verdade é que os métodos de Leibniz e suas preocupações, muitas vezes anteciparam a lógica e a analítica, assim como a filosofia da linguagem do século 20

Princípios Editar

Liberdade x determinação: Leibniz admitia uma série de causas eficientes a determinar o agir humano dentro da cadeia causal do mundo natural. Essa série de causas eficientes dizem respeito ao corpo e seus atos. Contudo, paralela a essa série de causas eficientes, há uma segunda série, a das causas finais. As causas finais poderiam ser consideradas como uma infinidade de pequenas inclinações e disposições da alma, presentes e passadas, que conduzem o agir presente. Há, como em Nietzsche, uma infinidade imensurável de motivos para explicar um desejo singular. Nesse sentido, todas as escolhas feitas tornam-se determinantes da ação. Cai por terra a noção de arbitrariedade ou de ação isolada do contexto. Parece também cair por terra a noção de ação livre, mas não é o que ocorre. Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo 'contingente, espontânea e refletida'.

A Contingência: A contingência opõe-se à noção de necessidade, não à de determinação. A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível.

A Espontaneidade: A ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste. Toda ação é espontânea e tudo o que o indivíduo faz depende, em última instância, dele próprio.

A Reflexão: Qualquer animal pode agir de forma contingente e espontânea. O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem.

As Mônadas: A contribuição mais importante de Leibniz para a metafísica é a sua teoria sobre as mônadas, expostas em sua obra Monadologia. As mônadas equivalem para a realidade metafisica, o que os átomos equivalem para os fenômenos físicos.As mônadas são os elementos máximos do universo.As mônadas são "formas substancias do ser com as seguintes propriedades: elas são eternas, indecompostas, individuais, sujeita as suas próprias leis, sem interação mútua, e cada uma refletindo o próprio universo dentro de uma harmonia preestabelecida (historicamente um exemplo importante de pampsiquismo). Mônadas são centros de forças; substância é força, enquanto o espaço, extensão e movimento são meros fenômenos.

A essência ontológica das mônadas é sua simplicidade irredutível.Assim como os átomos, as mônadas não possuem nenhuma matéria ou caráter espacial.Elas ainda se diferenciam dos átomos por sua completa mútua independência, assim as interações entre as mônadas são só aparentes.Em vez disso por força do principio da harmonia preestabelecida, cada mônada, segue uma instrução pré-programada, peculiar para si, assim uma mônada sabe o que fazer em cada situação. (Essas "instruções" podem ser análogas as leis cientificas que governam as partículas subatômicas). Pelo princípio dessas instruções intrínsecas, cada monada é como um pequeno espelho do universo.Mônadas não são necessariamente "diminutas"; e.g., cada ser humano é constituído por uma mônada, na qual o tema do livre-arbítrio é problematizado.Deus, também, é uma Mônada, e a existência de Deus pode ser inferida através da harmonia que se prevalece diante de todas as mônadas; Deus através de sua razão e vontade se afigura o universo através da harmonia preestabelecida.

As mônadas são referidas e problematizadas por outras correntes filosóficas por:

- Problematização das interações entre a mente e a extensão, como abordado no sistema de Descartes.

- Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representa as criaturas individuais como meros acidentes.

- A monadologia parece arbitraria, até mesmo excêntrica.

Cientista e Engenheiro Editar

Os escritos de Leibniz estão a ser discutidos até os dias de hoje, não apenas por suas antecipações e possíveis descobertas ainda não reconhecidas, mas como formas de avanço do conhecimento atual. Grande parte de seus escritos sobre a física está incluído nos Escritos Matemáticos de Gerhardt.

Física: Leibniz teve grandes contribuições para a estática e a dinâmica emergentes sobre ele, muitas vezes em desacordo com Descartes e Newton. Ele desenvolveu uma nova teoria do movimento (dinâmicas) com base na energia cinética e energia potencial, que postulava o espaço como relativo, enquanto Newton sentira fortemente o espaço como algo absoluto. Um exemplo importante do pensamento maduro de Leibniz na questão da física é seu Specimen Dynamicum de 1695.

Até a descoberta das partículas subatômicas e da mecânica quântica que os regem, muitas das ideias especulativas de Leibniz sobre aspectos da natureza não redutível a estática e dinâmica faziam pouco sentido. Por exemplo, ele antecipou Albert Einstein, argumentando, contra Newton, que o espaço, tempo e movimento são relativos, não absolutos. As regras de Leibniz são importantes, se muitas vezes esquecidas, provas em diversos campos da física. O princípio da razão suficiente tem sido invocado na cosmologia recente, e sua identidade dos indiscerníveis na mecânica quântica, um campo de algum crédito, mesmo com ele tendo antecipado em algum sentido. Aqueles que defendem a filosofia digital, uma direcção recente em cosmologia, alegam Leibniz como precursor.

Predefinição:Referências

Ver tambémEditar

Ligações externasEditar

Predefinição:Correlatos Predefinição:Portal3 Predefinição:Lógica Predefinição:Esboço-matemáticoPredefinição:Link FA

af:Gottfried Wilhelm Leibniz am:ሌብኒትዝ an:Gottfried Leibniz ar:غوتفريد لايبنتس arz:لايبنيتس az:Qotfrid Leybnits bat-smg:Guotfrīds Leibnėcos be:Готфрыд Лейбніц be-x-old:Готфрыд Ляйбніц bg:Готфрид Лайбниц bn:গট‌ফ্রিড লাইব‌নিৎস br:Gottfried Leibniz bs:Gottfried Wilhelm Leibniz ca:Gottfried Wilhelm Leibniz cs:Gottfried Wilhelm Leibniz cy:Gottfried Wilhelm von Leibniz da:Gottfried Wilhelm Leibniz de:Gottfried Wilhelm Leibniz dsb:Gottfried Wilhelm Leibniz el:Γκότφριντ Βίλχελμ Λάιμπνιτς en:Gottfried Wilhelm Leibniz eo:Gottfried Wilhelm Leibniz es:Gottfried Leibniz et:Gottfried Wilhelm Leibniz eu:Gottfried Wilhelm Leibniz fa:گوتفرید لایبنیتس fi:Gottfried Leibniz fr:Gottfried Wilhelm Leibniz fur:Gottfried Leibniz fy:Gottfried Wilhelm Leibniz ga:Gottfried Leibniz gan:臘尼茲 gl:Gottfried Wilhelm Leibniz he:גוטפריד וילהלם לייבניץ hi:गाटफ्रीड लैबनिट्ज़ hif:Gottfried Leibniz hr:Gottfried Leibniz hsb:Gottfried Wilhelm Leibniz ht:Gottfried Leibniz hu:Gottfried Wilhelm Leibniz hy:Լայբնից Գոթֆրիդ Վիլհելմ ia:Gottfried Wilhelm von Leibniz id:Gottfried Leibniz ilo:Gottfried Wilhelm Leibniz io:Gottfried Wilhelm Leibniz is:Gottfried Wilhelm von Leibniz it:Gottfried Wilhelm von Leibniz ja:ゴットフリート・ライプニッツ jv:Gottfried Leibniz ka:გოტფრიდ ლაიბნიცი kk:Готфрид Вильгельм Лейбниц ko:고트프리트 빌헬름 라이프니츠 ku:Gottfried Wilhelm Leibniz ky:Лейбниц, Готфрид Вильгельм la:Godefridus Guilielmus Leibnitius lb:Gottfried Wilhelm Leibniz lij:Gottfried Wilhelm Leibniz lmo:Gottfried Leibniz lt:Gottfried Leibniz lv:Gotfrīds Leibnics mk:Готфрид Вилхелм Лајбниц ml:ഗോട്ട്ഫ്രൈഡ് ലെയ്ബ്നിസ് mn:Готфрид Вильгельм Лейбниц mr:गॉटफ्रीड लाइब्नित्स mrj:Лейбниц, Готфрид Вильгельм ms:Gottfried Leibniz nds:Gottfried Wilhelm Leibniz nl:Gottfried Wilhelm Leibniz nn:Gottfried Leibniz no:Gottfried Leibniz oc:Gottfried Leibniz pl:Gottfried Wilhelm Leibniz pms:Gottfried Leibniz pnb:گوٹفرائیڈ لیبنز ro:Gottfried Wilhelm von Leibniz ru:Лейбниц, Готфрид Вильгельм rue:Ґотфрід Вільгельм Лейбніц sc:Gottfried Leibniz scn:Gottfried Leibniz sco:Gottfried Leibniz sh:Gottfried Leibniz si:ගොට්ෆ්‍රයිඩ් ලෙයිබ්නිස් simple:Gottfried Leibniz sk:Gottfried Wilhelm Leibniz sl:Gottfried Wilhelm Leibniz sq:Gotfried Leibniz sr:Готфрид Вилхелм Лајбниц su:Gottfried Wilhelm Leibniz sv:Gottfried Wilhelm von Leibniz sw:Gottfried Leibniz ta:கோட்பிரீட் லைப்னிட்ஸ் th:กอทท์ฟรีด วิลเฮล์ม ไลบ์นิซ tl:Gottfried Leibniz tr:Gottfried Leibniz tt:Готфрид Лейбниц uk:Ґотфрід Вільгельм Лейбніц ur:گوٹفریڈ ویلہم لائبنیز vi:Gottfried Leibniz vo:Gottfried Leibniz war:Gottfried Wilhelm Leibniz xmf:გოტფრიდ ლაიბნიცი yi:גאטפריד ווילהעלם לייבניץ yo:Gottfried Leibniz zh:戈特弗里德·莱布尼茨 zh-min-nan:Gottfried Leibniz

Também no FANDOM

Wiki aleatória