FANDOM

Predefinição:Info/Biografia Hernán Cortés Monroy Pizarro Altamirano(ver nome), 1°. Marquês do Vale de Oaxaca (Medellín, Estremadura, Espanha[1], 1485 - Castelleja de la Cuesta, Sevilha[2], 2 de Dezembro de 1547) foi um conquistador espanhol, conhecido por ter derrubado o Império Asteca de Montezuma e conquistar o centro do atual território do México.

Nome Editar

Comumente referido como "Hernán Cortés", durante a época em que viveu, o conquistador autodenominava-se "Hernando Cortés" ou "Fernando Cortés". Em castelhano padrão, as letras z e s têm sons diferentes (/θ/ e /s/, respectivamente).

Particularmente Cortez foi diferente de seus antecessores que não procuravam saber nada sobre os índios. Ele tinha uma percepção política e histórica de seus atos. O historiador Tzvetan Todorov atribui a Cortez a invenção de uma tática de guerra de conquista e, por outro lado, a invenção de uma política de colonização em tempos de paz.

Primeiros anos Editar

Arquivo:Malinche Tlaxcala.jpg

Hernán Cortés nasceu em família humilde, apesar de nobre. Aos quatorze anos foi estudar direito e latim na Universidade de Salamanca, porém não concluiu seus estudos e após dois anos retornou a Medellín[3].

Após abandonar os estudos, Hernán Cortés escolheu ingressar na armada. Foi somente aos dezenove anos, em 1504, que Cortés partiu para a sua primeira viagem ao oeste, após trabalhar como escrivão da Corte em Valladolid[4]. Sob o comando de Diego Velázquez, Cortés foi bem sucedido em sua primeira missão em busca de ouro. Como recompensa, o governador Nicolás de Ovando o contemplou com terras e indígenas para nela trabalharem (repartimiento), e ali ele se fixou como colono[5].

Viagem ao Novo Mundo Editar

Arquivo:Cortes-Hernan-LOC.jpg

Cuba Editar

Em 1511, novamente sob o comando de Diego Velázquez, Hernán Cortés partiu para mais uma missão de conquista, dessa vez em Cuba. Ao principio de sua permanência em Cuba, Cortés foi nomeado um dos secretários de Velásquez e pouco tempo depois, prefeito de Santiago de Baracoa[6] . Ao término da missão, recebeu indígenas e terras e foi morar ao sul da ilha, em Santiago. Entre 1514 e 1515, Cortés se casa com Catalina Xuárez, nativa de Granada.

Em 1517 e 1518, partiram de Cuba duas expedições que confirmaram a existência de um vasto e rico país a oeste da ilha[7]. A primeira, capitaneada por Francisco Hernández de Córdoba, explorou a península de Yucatán. No ano seguinte desta expedição, outra expedição foi organizada por Juan de Grijalva com o propósito de continuar a exploração na costa de Yucatán. A partir desta empreitada, as relações entre Cortés e Velázquez entraram em conflito.

Conquista do México Editar

Em 23 de outubro de 1518, Velázquez nomeia Cortés capitão de uma nova expedição para reconhecer terras mexicanas. A expedição saída de ilha de Cuba em 18 de fevereiro de 1519, chega à ilha de Cozumel – importante porto marítimo e religioso maia – em 27 de fevereiro de 1519[8]. Local onde tiveram um dos primeiros contatos com os povos indígenas, e também onde Cortés encontra Gerónimo de Aguilar, padre franciscano sobrevivente de um naufrágio espanhol que se tornou intérprete maia-espanhol de Cortés[9].

A expedição continua, até chegar ao rio Tabasco, batizado como rio Grijalva[10], próximo à cidade de Potonchán. Lá encontraram resistência indígena, a qual suscitou a Batalha de Centla. Após tal batalha e a vitória dos espanhóis, as autoridades de Tabasco ofereceram presentes a Cortés como jóias, tecidos, iguarias e mulheres indígenas[11]. Entre estas mulheres estava La Malinche, batizada como Marina ou Doña Marina que viria a ser uma figura importante e controversa na Conquista do México pelo seu conhecimento dos costumes e riquezas do Império Asteca, da língua Maia e Nahuatl, servindo como interprete e conselheira, além de amante de Hernán Cortés, com quem teve um filho, Martín Cortés.

Em abril de 1519, a expedição chegou a Vera Cruz, onde pouco depois Hernán Cortés fundou a Villa Rica de la Vera Cruz, em Chalchicuecan, junto ao atual porto. Em julho do mesmo ano, tomou Vera Cruz, desvinculando-se do governador de Cuba e colocando-se diretamente sob as ordens do rei Carlos V. Em Vera Cruz, Cortés começa a receber os mensageiros de Montezuma[12]. Logo Cortés percebeu que o Império Asteca possuía atritos com outros povos mesoamericanos; começou então a elaborar estratégias e fazer alianças com os povos rivais como os totonacas, povo com capital em Cempoala, cidade a qual partiram para selar a aliança militar e dar início a conquista de Tenochtitlan. Cortés também fez aliança com os indígenas da região de Tlaxcala.

Em outubro de 1519, Cortés chega a Cholula, segunda maior cidade do México Central, depois de Tenotchtitlan e aliada do Império Asteca[13]. Segundo as crônicas de Bernal Díaz, uma anciã e alguns sacerdotes do templo de Cholula alertaram Hernán Cortés sobre uma cilada, e imediatamente ele reagiu contra os indígenas da emboscada, causando o que ficou conhecido como o massacre de Cholula.

Em 8 de Novembro de 1519, o contingente de Cortés chega a Tenochtitlan, e logo o encontro entre Cortés e Montezuma é realizado. Montezuma acreditava que Cortés seria o enviado de Quetzalcóatl, deus asteca que teria finalmente voltado para vingar-se, por isso o trata bem e aceita seu domínio. Dias depois da chegada dos espanhóis, Cortés entra de novo em ação e faz de Montezuma prisioneiro[14]. Para isso, tem como pretexto a morte de espanhóis em Vera Cruz em uma batalha entre os mexicas dirigidos por Cuauhpopoca supostamente a mando de Montezuma. Como prisioneiro, Montezuma declara fidelidade ao rei Carlos V.

Em maio de 1520, Velázquez envia uma nova expedição, dessa vez ao comando de Pánfilo Narvaéz contra a frota de Hernán Cortés. Ao ser informado sobre as tropas de Narvaéz pelos mensageiros de Montezuma, o conquistador espanhol logo parte com seus aliados para combater os inimigos recém chegados[15]. Cortés atacou o acampamento inimigo e conseguiu convencer os homens de Narvaéz a se juntarem a ele, com promessas de riquezas e cargos[16]. Narvaéz logo voltou para Veracruz com o restante de sua tropa. Enquanto isso, em Tenochtitlan, durante a ausência de Cortés, Pedro Alvorado comandou a massacre do templo maior como consequência de uma rebelião indígena durante a celebração da festa de tóxcatl[17].

Cortés retornou a Tenochtitlan em 24 de junho de 1520, e convenceu Montezuma a tentar apaziguar a revolta dos indígenas. Entretanto, enquanto falava com seu povo, Montezuma foi atingido por uma pedra e dias depois morreu em decorrência do ferimento.

Forçados pela situação desesperadora e pelo crescente número de espanhóis mortos e feridos, Hernán Cortés decidiu deixar a cidade do México na noite de 30 de junho de 1520[18], que ficou conhecida como a noite triste.

Em 8 de julho de 1520, os espanhóis finalmente chegaram a Tlaxcala para se refugiarem e se organizarem para atacar Tenochtitlan, e também onde Cortés recebeu reforços consideráveis de navios, soldados, artilharia e cavalos, para compensar as perdas ocorridas durante a noite triste[19]. No final de maio de 1521, a cidade de Tenochtitlan é sitiada durante 75 dias pelas tropas de Cortés. Após a captura e morte do último rei asteca Cuauhtémoc, a conquista foi consumada.

Cartas de la RelaciónEditar

Foram cinco as cartas escritas por Cortés que chegaram ao rei Carlos V, elas informavam e justificavam o empreendimento. Foram escritas entre 1519 e 1526 de diversas cidades da Nova Espanha, cada uma a respeito de uma etapa de seu empreendimento[20].

Essas cartas são hoje importante fonte para o estudo da conquista do México e da figura controvérsia que é a de Hernán Cortés, visto ao mesmo tempo como herói e conquistador cruel.

Predefinição:Referências

Bibliografia Editar

Predefinição:Dividir em colunas

Predefinição:Dividir em colunas fim

Ligações externas Editar

Predefinição:Wikiquote Predefinição:Commonscat

Predefinição:Biografias Predefinição:Portal3Predefinição:Link FA

af:Hernán Cortés an:Hernán Cortés ar:إرنان كورتيس arz:ايرنان كورتيس ast:Hernán Cortés az:Ernan Kortes ba:Эрнан Кортес bat-smg:Hernán Cortés be:Эрнан Картэс be-x-old:Эрнан Картэс bg:Ернан Кортес bn:এর্নান কোর্তেস br:Hernán Cortés bs:Hernán Cortés ca:Hernán Cortés ceb:Hernán Cortés cs:Hernán Cortés cy:Hernando Cortés da:Hernán Cortés de:Hernán Cortés el:Ερνάν Κορτές en:Hernán Cortés eo:Hernán Cortés es:Hernán Cortés et:Hernán Cortés eu:Hernán Cortés ext:Hernán Cortés fa:ارنان کورتس fi:Hernán Cortés fiu-vro:Cortési Hernán fr:Hernán Cortés fy:Hernán Cortés ga:Hernán Cortés gl:Hernán Cortés he:הרנאן קורטס hi:हर्नान कोर्ते hif:Hernán Cortés hr:Hernán Cortés hu:Hernán Cortés hy:Էռնան Կորտես ia:Hernán Cortés id:Hernán Cortés ilo:Hernán Cortés io:Hernán Cortés is:Hernán Cortés it:Hernán Cortés ja:エルナン・コルテス jbo:ernan.kortes jv:Hernán Cortés ka:ერნან კორტესი kbd:Эрнан Кортес ko:에르난 코르테스 ku:Hernán Cortés la:Ferdinandus Cortesius lad:Hernán Cortés lb:Hernán Cortés lij:Hernán Cortés lt:Hernán Cortés lv:Ernans Kortess mk:Ернан Кортес ml:ഹെർനാൻ കൊർതസ് mr:एर्नान कोर्तेझ ms:Hernán Cortés my:ကောတေ့စ်၊ ဟာနန်ဒို nah:Hernán Cortés ne:हर्नान कोर्टस nl:Hernán Cortés nn:Hernán Cortés no:Hernán Cortés nv:Hastiin Hernán Cortés oc:Hernán Cortés os:Кортес, Эрнан pag:Hernán Cortés pam:Hernán Cortés pl:Hernán Cortés pms:Hernán Cortés pnb:ہرنان کورٹیز qu:Hernán Cortés ro:Hernán Cortés ru:Кортес, Эрнан rue:Ернан Кортес sah:Эрнан Кортес scn:Hernán Cortés sco:Hernán Cortés sh:Hernán Cortés simple:Hernán Cortés sk:Hernando Cortés sl:Hernán Cortés sr:Ернан Кортес su:Hernán Cortés sv:Hernán Cortés sw:Hernando Cortes ta:எர்னான் கோட்டெஸ் th:เอร์นัน กอร์เตส tl:Hernán Cortés tr:Hernan Cortes uk:Ернан Кортес ur:ہرنان کورتیس vi:Hernán Cortés vo:Hernán Cortés war:Hernán Cortés xal:Кортес, Эрнан yi:הערנאן קארטעס zh:荷南·科爾蒂斯 zh-classical:科爾蒂斯

Também no FANDOM

Wiki aleatória