FANDOM

Predefinição:Expandir Predefinição:Ver desambig

Arquivo:Gyzis 006 (Ηistoria).jpeg

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação")[1] é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente).

Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e às sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

Historiador Editar

Predefinição:Principal Predefinição:Anexo Predefinição:Quote2

Arquivo:AGMA Hérodote.jpg

O indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo, é denominado historiador.[2] Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço. Embora o termo historiador possa ser usado para descrever tanto os profissionais quanto os amadores da área, costuma ser reservado para aqueles que obtiveram uma graduação acadêmica na disciplina.[3] Alguns historiadores, no entanto, são reconhecidos unicamente com mérito em seu treinamento e experiência no campo.[3] Tornou-se uma ocupação profissional no fim do século XIX.

As concepções da História Editar

As concepções formais da História Editar

Em sua evolução, a História se apresentou pelo menos de três formas. Do simples registro à análise científica houve um longo processo. São elas:

  • História Narrativa - O narrador contenta-se em apresentar os acontecimentos sem preocupações com as causas, os resultados ou a própria veracidade. Também não emprega qualquer processo metodológico.
  • História Pragmática - Expõe os acontecimentos com visível preocupação didática (ver: Didática da história). O historiador quer mudar os costumes políticos, corrigir os contemporâneos e o caminho que utiliza é o de mostrar os erros do passado. Os gregos Heródoto e Tucídides e o romano Cícero ("A Historia é a mestra da vida") representam esta concepção.

As concepções filosóficas da História Editar

Predefinição:Principal

Ainda no século XIX surgiu a discussão em torno da natureza dos fenômenos históricos. A que espécie de preponderância estariam ligados? Aos agentes de ordem espiritual ou aos de ordem material? Antes disso, a fundamental teológica fez uma festa na mente cordata do povo.

  • Concepção Providencialista - Segundo tal corrente, os acontecimentos estão ligados à determinação de Deus. Tudo, a partir da origem da Terra, deve ser explicado pela Divina Providência . No passado mais remoto, a religião justificava a guerra e o poder dos governantes. Na Idade Média Ocidental, a Igreja Católica era a única detentora da informação e, naturalmente, fortificou a concepção teológica da História. Santo Agostinho, no livro "A Cidade de Deus", formula essa interpretação. No século XVII, Jacques Bossuet, na obra "Discurso Sobre a História Universal", afirma que toda a História foi escrita pela mão de Deus, E no século passado, o historiador italiano Césare Cantu produziu uma "História Universal" de profundo engajamento providencialista.
  • Concepção Idealista - Teve em Georg Wilhelm Friedrich Hegel, autor de "Fenomenologia do Espírito", seu corporificador. Defende que os factos históricos são produto do instinto de evolução inato do homem, disciplinado pela razão. Desse modo, os acontecimentos são primordialmente regidos por ideias. Em qualquer ocorrência de ordem econômica, política, intelectual ou religiosa, deve-se observar em primeiro plano o papel desempenhado pela ideia como geradora da realidade. Para os defensores dessa corrente, toda a evolução construtiva da humanidade tem razão idealista.

Predefinição:Cquote

  • Concepção Psicológico-social - Apóia-se na teoria de que os acontecimentos históricos são resultantes, especialmente, de manifestações espirituais produzidas pela vida em comunidade. Segundo seus defensores, que geralmente se baseiam em Wilhelm Wundt ("Elementos de Psicologia das Multidões"), os factos históricos são sempre o reflexo do estado psicológico reinante em determinado agrupamento social (ver: História das mentalidades e História das ideias).

O estudo do passado não pode ser feito directamente, mas de forma mediada através dos vestígios da actividade humana, a que é dado o nome genérico de fontes históricas.

Documentos e fontes históricas Editar

Predefinição:Principal

O fato histórico é estudado através de vestígios e documentos. As fontes históricas são constituídas por elementos das quais o homem fez e deixou no passado. Os fatos históricos influenciam o futuro, ou seja, o atual mundo é composto dos acontecimentos e feitos anteriores. Os monumentos, templos, esculturas, pinturas e outros objetos em geral são considerados vestígios; as tradições (oral) são lendas, canções, narrações e outras formas de manifestações culturais expressas na oralidade; e os documentos escritos são todos aquelas fontes escritas, como leis, livros e relatórios. Porém, por diversas vezes é difícil saber se a fonte histórica é original, se não foi modificada ou falsificada, por isso existe uma ciência especial, a Heurística, só para cuidar da verificação e investigação da autenticidade das fontes históricas.[6]

Sobre fontes e documentos é feita a crítica histórica:

  • Crítica Objetiva - Verifica o valor extrínseco, externo de um documento; se é original ou apenas uma cópia.

Periodização histórica Editar

Predefinição:História/Épocas Predefinição:Principal Predefinição:Anexo

O passado da humanidade se divide em dois grandes grupos, a Pré-História e a História.

Pré-História Editar

Predefinição:Principal

A pré-história é o período que inicia com o surgimento do ser humano anterior à escrita, inventada na Mesopotâmia a cerca de 4 000 a.C.. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e atividades de caça. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. A Pré-História divide-se em três períodos:[7][8][9]

  • Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, quando descobriu-se o fogo;
  • Neolítico ou Idade da Pedra Polida, quando ocorreu a Revolução Agrícola, sendo domesticado os animais, e o início da prática da domesticação de espécies vegetais;
  • Idade dos Metais, quando iniciou-se a fundição dos metais e a utilização deste na fabricação de instrumentos, sendo o último período da Pré-História demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.

História Editar

A História divide-se em quatro períodos:

A era cristã e a divisão da História Editar

Predefinição:Principal

A referência de maior aceitação para se contar o tempo, atualmente, é o nascimento de Cristo. Mas já houve outras referências importantes no Ocidente: os gregos antigos tinham como base cronológica o início dos jogos olímpicos; os romanos, a fundação de Roma. Ainda hoje, os árabes contam seu tempo pela Hégira, a emigração (não fuga) de Maomé de Meca para Medina (ver: Calendário islâmico).

Estudo da História Editar

Por continente Editar

Por país Editar

Por período Editar

Por campo Editar

Predefinição:Ver também Editar

Predefinição:Referências

Predefinição:Bibliografia Editar

Predefinição:Correlatos

  • AGUIRRE ROJAS, Carlos Antonio. Os Annales e a historiografia francesa: tradições críticas de Marc Bloch a Michel Foucault. Maringá: EDUEM, 2000.
  • BARROS, José D'Assunção. O Campo da História. Petrópolis: Vozes, 2009, 6a edição. [1]
  • BURKE, Peter. A Escola dos Annales. 1929-1989. São Paulo: Edit. Univ. Estadual Paulista, 1991.
  • COSTA, Ricardo da. "Para que serve a História? Para nada…". In: NetHistória (ISSN 1679-8252) [2]
  • COSTA, Ricardo da. "O conhecimento histórico e a compreensão do passado: o historiador e a arqueologia das palavras". In: ZIERER, Adriana (coord.). Revista Outros Tempos, São Luís, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), volume 1, 2004 (ISSN 1808-8031). [3]
  • DOSSE, François. História a prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
  • LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
  • Super Interessante, Pag 09. Modos de ver a História : As Visões dos historiadores mais importates do século XXI. São Paulo: Editora Abril, 2007.

Predefinição:Portal3

Predefinição:Ciências

Predefinição:Bom interwikiPredefinição:Link FA

af:Geskiedenis als:Geschichte am:ታሪክ an:Historia ang:Stǣr ar:تاريخ arz:تاريخ as:বুৰঞ্জী ast:Hestoria ay:Nayra sarnaqawi az:Tarix ba:Тарих bar:Gschicht bat-smg:Istuorėjė be:Гісторыя be-x-old:Гісторыя bg:История bm:Tariku bn:ইতিহাস bo:ལོ་རྒྱུས། br:Istor bs:Historija ca:Història cdo:Lĭk-sṳ̄ ceb:Kasaysayan ckb:مێژوو co:Storia cs:Historie cu:Їсторїꙗ cv:Истори cy:Hanes da:Historie de:Geschichte el:Ιστορία eml:Stòria en:History eo:Historio es:Historia et:Ajalugu eu:Historia ext:Estória fa:تاریخ fi:Historia fiu-vro:Aolugu fo:Søga fr:Histoire frp:Histouère frr:Histoori fur:Storie fy:Skiednis ga:Stair gan:歷史 gd:Eachdraidh gl:Historia gn:Tembiasakue gu:ઇતિહાસ gv:Shennaghys hak:Li̍t-sṳ́ he:היסטוריה hi:इतिहास hif:Dunia ke itihass hr:Povijest ht:Istwa hu:Történelem hy:Պատմություն ia:Historia id:Sejarah ie:Historie ig:Ákíkó mbu ilo:Pakasaritaan io:Historio is:Saga it:Storia iu:ᖃᐅᔨᓴᕐᓂᖅ ᑎᑎᖅᑲᑎᒍᑦ ᖃᓄᐃᓕᐅᖅᑕᐅᖃᑦᑕᕐᓂᑯᓂᒃ ja:歴史 jbo:citri jv:Sajarah ka:ისტორია kab:Amezruy kk:Тарих kl:Oqaluttuarisaaneq km:ប្រវត្តិសាស្ត្រ kn:ಇತಿಹಾಸ ko:역사 krc:Тарих ku:Dîrok kv:Важвылӧм ky:Тарых la:Historia lad:Istoria lb:Geschicht li:Historie lij:Stöia lmo:Stòria lt:Istorija ltg:Viesture lv:Vēsture map-bms:Sejarah mg:Tantara mhr:Эртык mk:Историја ml:ചരിത്രം mn:Түүх mr:इतिहास ms:Sejarah mt:Storja mwl:Stória my:သမိုင်း mzn:بگذشتی nah:Huēhuehcāyōmatiliztli nds:Historie nds-nl:Geschiedenis ne:इतिहास new:इतिहास nl:Geschiedenis nn:Historie no:Historie nov:Historie nrm:Histouère nso:Ditiragalo oc:Istòria os:Истори pa:ਇਤਿਹਾਸ pap:Historia pcd:Histoère pdc:Gschicht pfl:Gschichd pl:Historia pnb:تریخ pnt:Ιστορία ps:پېښليک qu:Wiñay kawsay ro:Istorie roa-rup:Istoria roa-tara:Storie ru:История rue:Історія sa:इतिहासः sah:История sc:Istòria scn:Storia sco:History sh:Historija simple:History sk:Dejiny sl:Zgodovina sn:Nhoroondo so:Taariikh sq:Historia sr:Историја stq:Geskichte su:Sajarah sv:Historia sw:Historia szl:Gyszichta ta:வரலாறு te:చరిత్ర tg:Таърих th:ประวัติศาสตร์ tk:Taryh tl:Kasaysayan tpi:Histori tr:Tarih ug:تارىخ uk:Історія ur:تاریخ uz:Tarix vec:Istoria vep:Istorii vi:Lịch sử vo:Jenav war:Kasaysayan wo:Taariix xh:Imbali yi:היסטאריע yo:Ìtàn zea:Geschiedenisse zh:历史 zh-classical:史 zh-min-nan:Le̍k-sú zh-yue:史

Também no FANDOM

Wiki aleatória