FANDOM


Predefinição:Info/Biografia Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg (Mogúncia, c. 1398 - 3 de Fevereiro de 1468) foi um inventor e gráfico alemão. Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão começou a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno.[1] Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.

Gutenberg foi o primeiro no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, e o inventor global da prensa móvel. Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo.

O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa. A tecnologia de impressão de Gutenberg espalhou-se rapidamente por toda a Europa e mais tarde pelo mundo.

Sua obra maior, a Bíblia de Gutenberg (também conhecida como a Bíblia de 42 linhas), foi aclamada pela sua alta estética e qualidade técnica.

Biografia Editar

Arquivo:Johannes Gutenberg.jpg

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg nasceu na cidade alemã de Mainz, filho mais novo do rico comerciante Friele Gensfleisch zur Laden. De acordo com alguns relatos, Friele foi um ourives do bispo de Mainz, mas mais provavelmente sua atividade era o comércio de roupas[2] O ano de nascimento de Gutenberg não é precisamente conhecido, mas provavelmente foi em torno de 1398.

John Lienhard, historiador de tecnologia, diz que "a maior parte dos primeiros anos de Gutenberg é um mistério. Seu pai trabalhou com a casa da moeda eclesiástica. Gutenberg cresceu conhecendo o comércio da ourivesaria."[3] Isto condiz com o historiador Heinrich Wallau, que acrescenta: "Nos séculos XIV e XV seus descendentes reivindicaram uma posição hereditária como ... mestre da Casa da Moeda do arcebispo. Nesta qualidade, sem dúvida adquiriram grande conhecimento e habilidade técnica no trabalho de metais. Forneceram a fonte do metal a ser cunhado, mudaram várias espécies de moedas e tinham um assento no Tribunal de Assize em casos de falsificação."[4]

Seu pai adotaria mais tarde o nome "zum Gutenberg", homônimo da comunidade para onde a família se tinha transferido.

Início de carreira Editar

Desde jovem revelou uma forte inclinação pela leitura, lendo todos os livros que os pais possuíam em casa. Os livros, na época, eram escritos à mão, por monges, alunos e escribas e cada exemplar demorava meses a ser preparado, sendo o seu preço elevadíssimo e inacessível para a maioria das pessoas.

Trabalhou como joalheiro, onde dominou a arte da construção de moldes e da fundição de ouro e prata; por essa experiência os seus tipos eram excelentes, inclusive artisticamente.

Em 1434, Gutenberg mudou-se para Estrasburgo onde permaneceu vários anos. Depois de regressar à Mogúncia, associou-se com um comerciante que o financiou para realizar a impressão da Bíblia.

Não se conhece muito sobre os últimos anos da vida de Gutenberg. Sabe-se que morreu a 3 de fevereiro de 1468.

Gutenberg é considerado o inventor dos tipos móveis de chumbo fundido, mais duradouros e resistentes do que os fabricados em madeira, e portanto reutilizáveis que conferiram uma enorme versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos e permitiram a sua massificação.

A imprensa Editar

A imprensa é outra das contribuições de Gutenberg; com anterioridade se tinham empregado, também desde a época de Suméria, discos ou cilindros sobre os quais se tinha lavrado o negativo do texto a imprimir que geralmente era só a rubrica do dono do cilindro e outorgava certeza de autenticidade às tabletas que a levavam. As imprensas na Idade Média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel. A imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutenberg estava familiarizado, pois Mogúncia, onde nasceu e viveu, está no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.

Arquivo:Gutenberg Bible.jpg

Depois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional. Também pesquisou sobre o papel e as tintas. Uns e outras tinham que se comportar de tal modo que as tintas se absorvessem pelo papel sem escorrer-se, assegurando a precisão dos traços; precisava-se que o secagem fosse rápida e a impressão permanente. Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos a base de azeite, que não só usou para imprimir com as matrizes, senão também para as capitulares e ilustrações que se realizavam manualmente com o papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa em sua época.

A Biblía de Gutenberg Editar

Predefinição:Main O primeiro livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia, processo que se iniciou cerca de 1450 e que terá terminado cinco anos depois em Março de 1455.[5]

Para comprovar a magnificência deste inventor alemão do século XV, realiza-se anualmente, nos Estados Unidos, o "Festival Gutenberg" - uma espécie de Feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da impressão digital, da publicação e da conversão de texto - que só comprova que a invenção do mestre Gutenberg consegue, ainda hoje, cultivar seguidores que, da sua experiência-base, tentam superar o invento e adaptar as tecnologias modernas às exigentes necessidades do mundo actual.

Predefinição:Referências

Ver também Editar

Ligações externas Editar

Predefinição:Commons Predefinição:Wikiquote

Predefinição:Revoluções Predefinição:Portal3als:Johann Gutenberg an:Johannes Gutenberg ar:يوهان غوتنبرغ arc:ܝܘܗܐܢ ܓܘܛܢܒܪܓ arz:يوهانيس جوتينبرج ast:Johannes Gutenberg az:İohann Qutenberq ba:Йоһанн Гутенберг bar:Johannes Gutenberg bat-smg:Juohans Gotenbergs be:Ёган Гутэнберг be-x-old:Ёган Гутэнбэрг bg:Йоханес Гутенберг bn:ইয়োহানেস গুটেনবের্গ br:Johannes Gutenberg bs:Johannes Gutenberg ca:Johannes Gutenberg cs:Johannes Gutenberg cy:Johann Gutenberg da:Johann Gutenberg de:Johannes Gutenberg el:Γουτεμβέργιος en:Johannes Gutenberg eo:Johannes Gutenberg es:Johannes Gutenberg et:Johannes Gutenberg eu:Johannes Gutenberg fa:یوهانس گوتنبرگ fi:Johannes Gutenberg fiu-vro:Gutenbergi Johannes fr:Johannes Gutenberg fy:Johann Gutenberg ga:Johannes Gutenberg gd:Johannes Gutenberg gl:Johannes Gutenberg he:יוהאן גוטנברג hi:जोहान गुटेनबर्ग hif:Johannes Gutenberg hr:Johannes Gutenberg hu:Johannes Gutenberg hy:Յոհան Գուտենբերգ id:Johannes Gutenberg ilo:Johannes Gutenberg is:Johann Gutenberg it:Johann Gutenberg ja:ヨハネス・グーテンベルク jv:Johannes Gutenberg ka:იოჰან გუტენბერგი ko:요하네스 구텐베르크 ku:Johannes Gutenberg la:Iohannes Gutenberg lad:Johannes Gutenberg lb:Johannes Gutenberg lij:Johann Gutenberg lmo:Johann Gutenberg lt:Johann Gutenberg lv:Johans Gūtenbergs min:Johannes Gutenberg mk:Јохан Гутенберг ml:ജോഹന്നസ് ഗുട്ടെൻബെർഗ് mn:Иоханнэс Гутэнбэрг mr:योहानेस गुटेनबर्ग mrj:Гутенберг, Иоганн ms:Johannes Gutenberg my:ဂူတင်ဘတ် ဂျိုဟန်နက်စ် nah:Johannes Gutenberg ne:जोन गुटेन्बर्ग nl:Johannes Gutenberg nn:Johann Gutenberg no:Johann Gutenberg oc:Johannes Gutenberg pl:Johannes Gutenberg pms:Johannes Gutenberg pnb:جوہانز گٹنبرگ qu:Johannes Gutenberg rm:Johannes Gutenberg ro:Johannes Gutenberg ru:Гутенберг, Иоганн rue:Йоганн Ґутенберґ scn:Johann Gutenberg sco:Johann Gutenberg sh:Johann Gutenberg simple:Johannes Gutenberg sk:Johann Gutenberg sl:Johannes Gutenberg sq:Johannes Gutenberg sr:Јохан Гутенберг sv:Johannes Gutenberg sw:Johannes Gutenberg szl:Johannes Gutenberg ta:குட்டன்பேர்க் te:జోహాన్స్ గుటెన్‌బర్గ్ th:โยฮันน์ กูเทนแบร์ก tl:Johannes Gutenberg tr:Johannes Gutenberg uk:Йоганн Гутенберг ur:یوہانس گوٹن برگ uz:Johannes Gutenberg vep:Gutenberg Iogann vi:Johannes Gutenberg vo:Johannes Gutenberg wa:Johannes Gutenberg war:Johannes Gutenberg xal:Гутенберг, Иоганн yi:יאהאן גוטנבערג zh:约翰内斯·谷登堡 zh-min-nan:Johannes Gutenberg


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória