FANDOM

Arquivo:Max-Ernst-Museum 02.jpg

Max Ernest (2 de abril de 1891, Brühl, Alemanha1 de abril de 1976, Paris) foi um pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês. Também praticou a poesia entre os surrealistas, movimento do qual fez parte. Seu filho foi Jimmy Ernst[1].

VidaEditar

Depois de ser um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, Max Ernst, o garoto que aprendera a pintar copiando paisagens de Van Gogh, passou por uma breve fase cubista após a guerra. No ano seguinte, 1919, fundou o grupo Dada em sua terra natal (Colônia) e se propôs a destruir todos os valores estéticos de então. Foi uma tentativa de ruptura, uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial[1].

Em 1922, emigrou para a França, onde conheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista.

O Surrealismo levou às últimas consequências o que seus criadores entendiam como "renovação da arte a partir da recusa à lógica e à moral da burguesia". Assim como o Dadaísmo, jogou fora tudo o que até então era esteticamente aceitável. Ao lado de Louis Aragon, Salvador Dali e Man Ray, Ernst criou peças que até hoje chocam o público[1].

O mentor intelectual do surrealismo, Breton dizia que Ernst era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de um estado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente[1].

Em seus quadros de cores brilhantes, Max Ernst associava imagens de elementos demoníacos e absurdos com outros eróticos e fabulosos. Unia de forma irracional esses símbolos para expressar seu subjetivismo. Da mesma forma que em suas colagens, as esculturas mesclavam objetos cotidianos, como peças de automóvel e garrafas de leite, a blocos de cimento, que depois fundia em bronze[1].

Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra denominada Arte Degenerada, em 1937. Durante a Segunda Guerra, com a ocupação da França, Ernst fugiu para os Estados Unidos sob a proteção da milionária Peggy Guggenheim, uma de suas várias amantes. Em 1948, ganhou a cidadania americana[1].

Voltou à Europa em 1958, naturalizando-se francês. Morreu em 1976, em Paris[1].

Obras seleccionadas Editar

Predefinição:Referências Predefinição:Esboço-pintorals:Max Ernst an:Max Ernst ar:ماكس إرنست be:Макс Эрнст bg:Макс Ернст ca:Max Ernst cs:Max Ernst cy:Max Ernst da:Max Ernst de:Max Ernst el:Μαξ Ερνστ en:Max Ernst eo:Max Ernst es:Max Ernst et:Max Ernst eu:Max Ernst fa:مکس ارنست fi:Max Ernst fr:Max Ernst gl:Max Ernst he:מקס ארנסט hr:Max Ernst hu:Max Ernst io:Max Ernst it:Max Ernst ja:マックス・エルンスト ka:მაქს ერნსტი ko:막스 에른스트 lt:Maksas Ernstas lv:Makss Ernsts mwl:Max Ernst nl:Max Ernst nn:Max Ernst no:Max Ernst oc:Max Ernst pl:Max Ernst pms:Max Ernst pnb:میکس ارنسٹ ro:Max Ernst ru:Эрнст, Макс sh:Max Ernst simple:Max Ernst sk:Max Ernst sr:Макс Ернст sv:Max Ernst ta:மக்ஸ் ஏர்ண்ஸ்ட் th:มักซ์ แอนสท์ tr:Max Ernst uk:Макс Ернст vi:Max Ernst zh:马克斯·恩斯特

Também no FANDOM

Wiki aleatória