FANDOM

Predefinição:Ver desambig Predefinição:Info/Político Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen (desde 1865 conde von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 príncipe von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 duque von Lauenburg ad personam) GCNSC (Schönhausen, 1 de Abril de 1815Friedrichsruh, Aumühle, 30 de Julho de 1898), foi um nobre, diplomata e político prussiano e uma personalidade internacional de destaque do século XIX. Bismarck ficou conhecido como o Napoleão da Alemanha.

Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força[1].

Política Editar

Arquivo:Hamburg-Bismarck-Denkmal.jpg

Quando primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871-1890) do Império Alemão.

De início extremamente conservador, aristocrata e monarquista, Bismarck lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só com a ação do estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. Tornou-se conhecido como o "Chanceler de Ferro" (Eiserner Kanzler).

A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo. As guerras contra a Dinamarca e depois contra a França asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista. Alguns historiadores observam que devido ao regime autoritário de Bismarck a democracia alemã posteriormente na república de Weimar falharia, iniciando-se o regime ditatorial do Terceiro Reich.

Infância Editar

Bismarck nasceu em 1 de abril de 1815 na propriedade de sua família abastada, situada na Prússia. Quarto filho de seu pai, Karl Wilhelm Ferdinand von Bismarck um proprietário imobiliário junker e um ex-oficial prussiano[2] e sua mãe, Wilhelmine Luise Mencken, foi uma filha bem-educada de um alto funcionário do governo em Berlim. O nome e a família de Bismarck estavam entre os mais antigos da região.[3] A.J.P. Taylor mais tarde comentou sobre a importância desta dupla herança: apesar de Bismarck parecer fisicamente com seu pai e aparentasse ser um junker prussiano para o mundo exterior — uma imagem que muitas vezes ele incentivou vestindo uniforme militar, mesmo que não fosse um oficial regular — ele também foi mais cosmopolita e altamente educado do que era normal para os homens de tal formação. Falava e escrevia fluentemente inglês[4], francês[4] e russo[5]. Quando jovem, costumava citar Shakespeare ou Byron em cartas a sua esposa.

A juventude Editar

Arquivo:Bismarck1836.jpg

Bismarck foi educado nas escolas secundárias Friedrich-Wilhelm e Graues Kloster. De 1832 a 1833, estudou Direito na Universidade de Göttingen,[6] onde foi um membro de uma corporação de estudantes antes de se matricular na Universidade Humboldt de Berlim (1833-35).

Embora em Göttingen, Bismarck tornou-se amigo ao longo da vida de um estudante norte-americano, John Lothrop Motley, que descreveu Bismarck como Otto v. Rabenmark em sua novela a Esperança de Morton, ou as Memórias de um Provincial (1839). Motley se tornou um eminente historiador e diplomata.

Bismarck desejava se tornar um diplomata, mas começou a sua formação prática como um advogado em Aachen e Potsdam e logo renunciou, após ter colocado sua carreira em risco por cortejar sem prévio consentimento duas moças inglesas, primeiro Laura Russell, sobrinha do Duque de Cleveland, e em seguida Isabella Loraine-Smith, filha de um rico clérigo. Bismarck não conseguiu se casar com qualquer uma delas. Também serviu no exército durante um ano e tornou-se um oficial da Landwehr (reserva), antes de retornar para administrar as propriedades da família em Schönhausen após a morte de sua mãe, quando ele estava com vinte e poucos anos.

Primeiro Ministro Editar

Arquivo:Sedan.jpg

Depois de estudar Direito nas universidades de Göttingen e de Berlim, trabalhou por pouco tempo como administrador judicial em Aachen. Em 1847 conquistou uma cadeira no Landtag da Prússia onde gravitou no grupo ultraconservador liderado pelos irmãos Gerlach.[7] Três anos mais tarde, participou como representante da Prússia na Dieta de Frankfurt, onde se destacou por suas ideias conservadoras e antiaustríacas. Depois foi sucessivamente embaixador em São Petersburgo e Paris,[8] onde conheceu o imperador Napoleão III. Retornou a Berlim em 1862 e foi nomeado por Guilherme I primeiro-ministro da Prússia, posto no qual se dedicou por inteiro à tarefa de forjar a unificação alemã. Guilherme I se preparava para abdicar em 1862 e se voltou a Bismarck como sua última esperança de manter a supremacia junker.[9]

Quando foi primeiro-ministro do reino da Prússia, unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras. Em 1864, Bismarck levou a Prússia a uma guerra vitoriosa contra a Dinamarca pela posse do Schleswig-Holstein (então dinamarquês, hoje pertencente à Alemanha). Duas etapas para atingir a unificação definitiva. Conseguiu, depois da guerra de 1866 contra a Áustria, que Viena cedesse a Berlim a preponderância no mundo germânico (1ª etapa). Na segunda etapa, precipitou com o despacho de Ems o seu país na guerra franco-prussiana de 1870,[10] que terminou com a vitória da Prússia e trouxe a unificação definitiva dos estados alemães.[11]

Chanceler Editar

Arquivo:Otto von Bismarck 1873.jpg

Em 21 de março de 1871, Bismarck, considerado um herói, foi nomeado príncipe e chanceler imperial do Reich.[12]

Em seu célebre discurso de 14 de Maio de 1872 perante o Reichstag, para demonstrar bem a pujança e independência da Nação Alemã, afirmou perante os parlamentares: "Nach Canossa gehen wir nicht immer — weder körperlich noch geistig!" ("Nunca mais iremos a Canossa, nem de corpo nem de alma!"; recordando a humilhação sofrida pelo imperador germânico Henrique IV, em 1077, quando teve que ir, descalço e apenas com um cilício, em pleno inverno, pedir perdão ao Papa Gregório VII por não se haver submetido a autoridade papal, no castelo de Canossa, na Itália).

Iniciou várias reformas administrativas internas, criou uma moeda comum para todo o estado, instituiu um banco central e promulgou um código civil e um código comercial comuns a toda a Alemanha.

Em política externa, presidiu o Congresso de Berlim de 1878, no qual atuou como mediador entre as grandes potências. Nesse mesmo ano, uma aliança com a Áustria-Hungria marcou uma nova etapa de conservadorismo na política de Bismarck, que se refletiu internamente através de sua política anti-socialista. Contudo, na intenção de contestar as críticas social-democratas, instituiu um sistema de previdência social — o primeiro da história contemporânea — que lhe atraiu o apoio de amplos setores operários.[13] Na política externa, sua atividade centrou-se na criação de um complexo sistema de alianças, destinado a conseguir o isolamento internacional da França e a realçar o papel da Alemanha.

Declínio e últimos anosEditar

Arquivo:BismarckTotenbett.jpg

Em 1890, seu poder começou a declinar em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II, que levaram o chanceler a demitir-se em 18 de março.

Na última etapa da vida, afastado de toda atividade política, Bismarck dedicou-se à redação de suas Memórias.[14] Morreu em Friedrichsruh, perto de Hamburgo, em 30 de julho de 1898. Bismarck não viu a publicação dos dois primeiros volumes de "Pensamentos e reminiscências" (Gedanken und Erinnerungen) em 1898, uma vez que insistiu que deveriam ser divulgados somente postumamente.[15]

Encontra-se sepultado no Bismarck Mausoleum zu Friedrichsruh, Friedrichsruhe na Alemanha.[16]

Predefinição:Referências

Predefinição:Bibliografia Editar

  • Fritz Stern: Ouro e Ferro. Bismarck e seu banqueiro Bleichröder (Gold und Eisen. Bismarck und sein Bankier Bleichröder), Frankfurt am Main/Berlin (Ullstein Verlag) 1978
  • Crankshaw, Edward. Bismarck. The Viking Press. (1981).
  • Taylor, A. J. P. Bismarck: the Man and the Statesman. Alfred A Knopf, New York, (1969).

Predefinição:Ver também Editar

Predefinição:Wikiquote Predefinição:Commonscat

Predefinição:Começa caixa Predefinição:Caixa de sucessão Predefinição:Termina caixa

Predefinição:Primeiros-ministros da Alemanha Predefinição:Portal3Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA

af:Otto von Bismarck am:ቢስማርክ an:Otto von Bismarck ar:أوتو فون بسمارك arz:اوتو فون بيسمارك ast:Otto von Bismarck az:Otto fon Bismark bar:Otto von Bismarck bat-smg:Uots fuon Bėsmarks be:Ота фон Бісмарк be-x-old:Ота фон Бісмарк bg:Ото фон Бисмарк bn:অটো ফন বিসমার্ক br:Otto von Bismarck bs:Otto von Bismarck ca:Otto von Bismarck ceb:Otto von Bismarck ckb:ئۆتۆ ڤۆن بیسمارک cs:Otto von Bismarck csb:Otto von Bismarck cy:Otto von Bismarck da:Otto von Bismarck de:Otto von Bismarck el:Ότο φον Μπίσμαρκ en:Otto von Bismarck eo:Otto von Bismarck es:Otto von Bismarck et:Otto von Bismarck eu:Otto von Bismarck fa:اتو فون بیسمارک fi:Otto von Bismarck fiu-vro:Bismarcki Otto fr:Otto von Bismarck fy:Otto von Bismarck ga:Otto von Bismarck gd:Otto von Bismarck gl:Otto von Bismarck he:אוטו פון ביסמרק hi:बिस्मार्क hif:Otto von Bismarck hr:Otto von Bismarck hu:Otto von Bismarck hy:Օտտո ֆոն Բիսմարկ ia:Otto von Bismarck id:Otto von Bismarck ilo:Otto von Bismarck io:Otto von Bismarck is:Otto von Bismarck it:Otto von Bismarck ja:オットー・フォン・ビスマルク ka:ოტო ფონ ბისმარკი kk:Отто фон Бисмарк ko:오토 폰 비스마르크 ku:Otto von Bismarck la:Otho de Bismarck lad:Otto von Bismarck lb:Otto von Bismarck lij:Otto von Bismarck lt:Otto von Bismarck lv:Oto fon Bismarks mhr:Бисмарк, Отто фон mk:Ото фон Бизмарк ml:ഓട്ടോ വോൺ ബിസ്മാർക്ക് mn:Отто фон Бисмарк mr:ओटो फॉन बिस्मार्क ms:Otto von Bismarck mt:Otto von Bismarck nds:Otto von Bismarck ne:ओट्टो बिस्मार्क nl:Otto von Bismarck nn:Otto von Bismarck no:Otto von Bismarck oc:Otto von Bismarck pl:Otto von Bismarck pms:Otto von Bismarck pnb:بسمارک qu:Otto von Bismarck ro:Otto von Bismarck ru:Бисмарк, Отто фон rue:Отто фон Бісмарк sa:ओट्टो वॉन बिस्मार्क scn:Otto von Bismarck sco:Otto von Bismarck sh:Otto von Bismarck si:ඔටෝ වොන් බිස්මාර්ක් simple:Otto von Bismarck sk:Otto von Bismarck sl:Otto von Bismarck sq:Otto von Bismarck sr:Ото фон Бизмарк stq:Otto von Bismarck sv:Otto von Bismarck sw:Otto von Bismarck ta:ஒட்டோ ஃபொன் பிஸ்மார்க் th:ออทโท ฟอน บิสมาร์ค tl:Otto von Bismarck tr:Otto von Bismarck tt:Отто фон Бисмарк uk:Отто фон Бісмарк ur:بسمارک vi:Otto von Bismarck wa:Otto von Bismarck war:Otto von Bismarck yi:אטא פאן ביסמארק yo:Otto von Bismarck zh:奥托·冯·俾斯麦 zh-yue:俾斯麥

Também no FANDOM

Wiki aleatória