FANDOM

Predefinição:Sem notas Predefinição:Info/Biografia Shaka Zulu (às vezes escrito como Tshaka, Tchaka ou Chaka, KwaZulu-Natal, 1773? — 22 de setembro de 1828) foi um chefe tribal zulu e estrategista militar, que transformou os zulus de uma etnia com pouca expressão territorial em um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos.[1]

BiografiaEditar

Origens e InfânciaEditar

Filho orfão e ilegítimo de Senzanganakhona, chefe do clã zulu dos nguni, Shaka e a mãe foram banidos da sua umuzi (aldeia), e forçados a viver no exílio entre os mtetwa, na altura do reinado de Dingiswayo.[2]

Ao atingir a puberdade, Shaka seguiu os costumes dos Mtetwa, e juntamente com os outros rapazes da sua idade (intanga), integrou o regimento isiCwe do exército de Dingiswayo.[3] Shaka integrou-se bem na vida militar, e à medida que a sua fama pessoal e autoridade aumentava, introduziu alterações às tácticas anteriormente utilizadas.

Uma das mudanças mais importantes foi o abandono das tácticas de combate "atacar e retirar", pelo combate corpo a corpo, perseguição do inimigo, e da aniquilação total do inimigo. Estas tácticas foram sendo adoptadas por outros clã dos Nguni. No início da década de 1810, contra os Buthelezi em 1810, e posteriormente contra os Nongoma em 1812, Shaka havia aperfeiçoado a implementação dos seus homens no campo de batalha numa formação de ataque em forma de lua, com as pontas denominadas izimpondo (cornos), e o centro de isifuba (peito), com a qual obteve grandes êxitos, e seria a formação de combate padrão dos zulus nos próximos noventa anos.

Em 1816 foi enviado por Dingiswayo, chefe dos mtetwa, e regressa do exílio, e rapidamente se afirma rei dos zulus, eliminando todos que se lhe opunham. Um dos seus primeiros actos é constituir quatro regimentos, que são a origem do impi, nome pelo qual os exércitos zulus ficariam conhecidos. Os impis estavam armados com uma pequena lança, a assegai. Apoiado neste impi, parte para nesse mesmo ano para atacar novamente os Buthelezi.

Em 1818 a sua atenção vira-se para os ndwandwe, que vence na batalha de Gqokli, de forma decisiva, apesar de a vantagem à partida não estar do seu lado. A mesma sorte tiveram outros clãs e tribos, contra quem os Zulus apontaram a sua máquina de guerra, numa expansão territorial que iria aumentar o território sob o seu controlo cerca de 12 vezes.

1824 seria um ano marcante na histórios dos Zulus: Shaka autorizou o estabelecimento de europeus (H.F. Fynn e Lt. Farewell, fundadores da Natal Trading Company) no seu território. Estes fundaram Port Natal, a actual cidade de Durban.

Shaka foi assassinado em 1828 pelos seus meio-irmãos Dingane e Mhalangana, sucedendo-lhe Dingane.

Predefinição:Referências

BibliografiaEditar

  • Angus McBride, The Zulu War, Osprey (Men at Arms Series), 1992 - ISBN 0-85045-256-2
  • Avril Price-Budgen, Martin Folly, People in History, Mitchel Beazley Publishers, 1988 - ISBN

Predefinição:Esboço-zaPredefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA

af:Shaka ar:شكا زولو be:Чака be-x-old:Шака bg:Шака Зулу bs:Shaka Zulu ca:Shaka cs:Šaka cy:Shaka da:Shaka de:Shaka el:Σάκα Ζούλου en:Shaka eo:Ŝaka es:Shaka eu:Shaka Zulu fa:شاکا fi:Shaka Zulu fiu-vro:Shaka fr:Chaka Zulu fy:Sjaka Sûlû ga:Shaka Zulu gl:Shaka he:שאקה hi:शाका ज़ूलू hr:Shaka hu:Saka Zulu id:Shaka is:Sjaka it:Shaka ja:シャカ・ズールー ko:샤카 ku:Shaka Zulu lad:Shaka Zulu lv:Šaka mn:Чака ms:Shaka nds:Shaka (Zulu) nl:Shaka Zoeloe no:Shaka pa:ਸ਼ਾਕਾ ਜ਼ੁਲੂ pl:Czaka ro:Shaka Zulu ru:Чака sa:शाका ज़ूलू scn:Shaka sh:Shaka Zulu simple:Shaka Zulu sk:Šaka sl:Shaka sr:Шака Зулу sv:Shaka Zulu sw:Shaka ta:சாக்கா சூலு th:ชากาซูลู tl:Shaka tr:Shaka Zulu uk:Шака vec:Shaka Zulu war:Shaka yo:Shaka zh:恰卡 zu:Shaka

Também no FANDOM

Wiki aleatória